UOL


São Paulo, domingo, 07 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Cruzeiro já é campeão, mas todas as oito partidas do penúltimo domingo do campeonato valem pelas duas vagas restantes na Libertadores ou na corrida contra o rebaixamento

Brasileiro promove hoje sua rodada do vale-tudo

DA REPORTAGEM LOCAL

O Cruzeiro já é campeão, mas o penúltimo domingo do Brasileiro-2003 tem, nos oito jogos da jornada, muito o que decidir.
Todas as partidas da rodada são vitais na disputa para as duas vagas que ainda restam para a próxima Taça Libertadores da América ou na definição dos dois clubes rebaixados à segunda divisão.
Na luta pelo torneio sul-americano, Internacional e São Caetano podem sacramentar a classificação já hoje. Para isso, precisam vencer, respectivamente, São Paulo e Juventude e torcer por um empate ou derrota do Coritiba diante do Fortaleza, no Ceará.
É na disputa contra o descenso, porém, que a fórmula de pontos corridos prova que não é só a disputa pelo título que empolga.
Nada menos do que sete confrontos de hoje envolvem clubes ainda ameaçados pela degola.
E quem tem mais a perder no domingo é a Ponte Preta, único clube que já pode sucumbir hoje.
Para que isso aconteça, entretanto, os campineiros precisam ser derrotados pelo Flamengo, no Maracanã, e ainda ver praticamente todos os seus concorrentes fracassarem em seus confrontos.
A Ponte está seriamente ameaçada mesmo sendo um dos únicos cinco times do campeonato que seguiram uma das receitas mais sugeridas para a formação de um bom time -manter o mesmo treinador (Abel Braga) durante toda a competição.
Outra equipe que pode terminar o domingo quase incluída na Série B é o Bahia. Os nordestinos jogam fora de casa com o Criciúma, e uma derrota irá deixar o time dependendo de improvável combinação de resultados para se safar na última rodada.
Na mesma situação do Bahia está o Grêmio, que vai a Santos enfrentar o time da casa para tentar manter sua recuperação. Uma derrota, no entanto, pode voltar a colocar os gaúchos na lanterna e perto do seu segundo descenso para a Segundona do Nacional.
Em Belo Horizonte ocorre o jogo de maior contraste da jornada.
No dia em que vai receber a taça de campeão e dar uma nova volta olímpica no Mineirão, o Cruzeiro recebe o Fluminense de Romário, que busca uma vitória para praticamente descartar a ameaça de rebaixamento à segunda divisão.
Quem também pode deixar para trás a possibilidade de queda é o Juventude. Para não depender dos resultados nos jogos do próximo final de semana, a equipe de Caxias do Sul necessita de um triunfo contra o São Caetano.
Duas partidas completam o cenário dos desesperados, incluindo o confronto entre o aspirante à Libertadores Coritiba e o Fortaleza, na última aparição dos cearenses como mandantes. Por fim, o Paysandu, que só se vê ameaçado porque perdeu pontos na tabela no tapetão, pega o Guarani.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Cruzeiro faz festa e tenta sair do traço fora de Minas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.