São Paulo, segunda-feira, 07 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Para CBF, time é penta; clubes se dividem

DA REPORTAGEM LOCAL

Os clubes que disputaram a Copa União de 1987 dividem-se sobre a legitimidade do título do Flamengo como Brasileiro. Ou seja, não há consenso se a equipe carioca é hexa ou penta depois de ontem, segundo os times.
A CBF reafirmou que não considera a conquista como campeonato nacional. Assim, a confederação só reconhece cinco conquistas do clube na história. Sua justificativa é que há até decisões judiciais que dão o título ao Sport, que ganhou o módulo amarelo da competição.
Entre os times que fundaram o Clube dos 13, há uma divisão sobre o tema. Fora o Flamengo, a reportagem ouviu 12 clubes que participaram da competição -não foram encontrados cartolas de Internacional, Vasco e Bahia.
Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG e Grêmio afirmaram que o Flamengo foi o campeão daquele ano. Goiás, Coritiba, Santa Cruz, São Paulo e Fluminense entenderam que o clube pernambucano era o campeão.
Em 1987, o C13 realizou um campeonato em meio a uma crise na CBF, que, posteriormente, com a competição em andamento, impôs mudanças na regras. Pelas alterações, o vencedor do módulo verde (Flamengo) tinha de enfrentar o ganhador do módulo amarelo (Sport). Os 16 clubes do módulo verde não aceitaram. E a CBF decretou o Sport campeão.
"Não me lembro direito disso, porque não era dirigente. Mas reconhecemos o Sport porque é o oficial", argumentou o presidente do Goiás, Syd de Oliveira.
"Se o Atlético-MG assinou naquela época que não faria o cruzamento, mantém isso até agora. Então, considera o Flamengo campeão", afirmou o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil.
Esse foi o tom da maioria dos dirigentes. Fora as contradições de alguns clubes.
O vice de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, disse que o Flamengo é só penta, como diz a CBF. Sua associação era a líder do Clube dos 13 que enfrentou a CBF na época.
Clubes como Santos, Botafogo e Corinthians não tomaram posição. "Você me tira dessa", respondeu o presidente do Corinthians, Andres Sanchez. Outros dirigentes, como o do Botafogo, também deram opiniões dúbias, sem cravar o campeão.
Há cartolas que reconhecem a legitimidade do título rubro-negro, mas veem o Sport como campeão oficial.
O paradoxo atinge, de leve, também a CBF. Embora não reconheça o título do Flamengo, a confederação nunca entregou a taça das bolinhas ao São Paulo, que deveria recebê-la por, pelos critérios da entidade, ser o primeiro pentacampeão.


Texto Anterior: Duro no 1º tempo, Grêmio não mostra forças no 2º
Próximo Texto: Desabafo no gramado marca festa do campeão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.