São Paulo, segunda-feira, 07 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo goleia, mas vibra com jogo alheio

Campanha no Nacional põe paulistas já na fase de grupos da Libertadores

São Paulo 4
Sport 0

CAROLINA ARAÚJO
MARTÍN FERNANDEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

16h56. O São Paulo entra no Morumbi, saúda os pouco mais de 30 mil torcedores que foram ao estádio -menos da metade dos mais de 68 mil ingressos colocados à venda- e se enfileira no meio do gramado para a execução do hino nacional.
Mas um procedimento, típico de times com chances de conquistar o título, não foi executado pelos atletas. A equipe não posou para a foto do tradicional pôster de campeão.
A atitude são-paulina combinou com o clima de melancolia no Morumbi ontem. O São Paulo fez sua parte: goleou o rebaixado Sport por 4 a 0. E pela primeira -e última vez no Brasileiro- conseguiu uma vitória por quatro gols de diferença.
Mas, com a vitória fácil do Inter e a virada do Flamengo, os são-paulinos não tiveram, em nenhum momento ao longo dos 90 minutos, esperanças de conquistar o hepta brasileiro.
Tanto que a torcida vibrou mais com gols adversários do que com a goleada tricolor.
Mesmo com pouco valor prático, a vitória folgada contra os pernambucanos serviu para livrar a equipe da pré-Libertadores do ano que vem, já que o São Paulo terminou em terceiro lugar na classificação e inicia a competição continental já a partir da fase de grupos.
Washington, autor de três gols ontem, também saiu consagrado -o goleiro Rogério, de falta, completou o placar.
O atacante, contestado por e diretoria, chegou aos 17 gols no Brasileiro -32 gols no ano.
Com contrato prestes a vencer, o camisa 9 divide a cúpula. Parte deseja sua saída, enquanto uma ala quer sua permanência para 2010, desde que Washington aceite redução salarial.
"Quero ficar, mas não depende só de mim. É ruim ser desvalorizado", declarou o atacante.
Ontem, o São Paulo não viu o Sport o ameaçar. O triunfo seria só questão de tempo.
O primeiro ato de empolgação, contudo, aconteceu graças a um episódio a mais de 400 km de distância. Aos 23min no Morumbi, o Grêmio marcou e levou o estádio à êxtase.
O revés parcial do Flamengo foi anunciado pelo placar do Morumbi, que, no entanto, não divulgou o primeiro gol do Inter, um minuto depois, o que terminou de vez com qualquer esperança são-paulina.
O time da casa finalmente conseguiu transformar sua superioridade em campo em vantagem no placar aos 36min. Washington tabelou com Dagoberto e chutou no canto direito do goleiro Magrão.
Mas o São Paulo voltou a diminuir o ritmo quando Renato Silva, aos 39min, foi expulso e deixou o campo chamado de "burro" pelos são-paulinos.
Foi o primeiro e último momento de irritação da torcida. Isso porque, na etapa final, Rogério e Washington, autor do terceiro e quarto gols, completaram facilmente a goleada.
Sem chances de título, a torcida do São Paulo preferiu comemorar a desgraça alheia. Mais do que comemorar a vitória, vibrou com a eliminação do Palmeiras na Libertadores.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Ficou melhor assim
Próximo Texto: Jogadores se resignam com 3º lugar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.