São Paulo, terça-feira, 07 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barcelona faz top 3 na Bola de Ouro

FIFA
Iniesta, Messi e Xavi lutam pelo troféu de melhor do mundo


DE SÃO PAULO

O melhor jogador do mundo deste ano atua no Barcelona. O segundo melhor também. E o terceiro também.
A primeira eleição da Fifa em conjunto com a tradicional Bola de Ouro mostrou- -se perfeita para o clube espanhol que não venceu a Copa dos Campeões em 2010.
Dois espanhóis, Xavi e Iniesta, e um argentino, Messi, disputam o primeiro troféu unificado de melhor do mundo. Anteriormente, a Bola de Ouro, premiação mais antiga e jornalística, "concorria" com a eleição anual da Fifa de melhor do mundo, que iniciou em 1991.
Sneijder, destaque da Inter de Milão, campeã europeia e italiana, e da seleção da Holanda, vice-campeã mundial, foi a grande ausência no pódio desta temporada.
Tradicionalmente, as votações da Fifa, realizadas por técnicos e capitães de seleções, dão um peso maior para a Copa do Mundo, mesmo que não oficialmente. A Bola de Ouro, restrita nos primórdios aos jogadores do velho continente, valorizava mais a Copa dos Campeões.
Messi não fez uma grande Copa, como os dois companheiros de clube, campeões mundiais. Porém fez mais de 50 gols no ano e continua sendo a grande estrela do Barcelona, campeão espanhol e atual líder do torneio.
O anúncio dos finalistas feito ontem já garantiu um domínio recorde de um clube na lista dos melhores do mundo. Messi é quem ostenta o troféu de melhor jogador do mundo de 2009, honraria concedida tanto pela Fifa quanto pela Bola de Ouro.
Luis Suárez foi o único jogador nascido na Espanha a ter sido proclamado o melhor de uma temporada. Em 1960, ele levou a Bola de Ouro sucedendo Di Stéfano, argentino naturalizado espanhol e astro do Real Madrid.
O Barcelona pode ainda fazer o melhor técnico do ano. Josep Guardiola concorre com José Mourinho, ex-Inter e atual Real Madrid, e com Vicente del Bosque, treinador da seleção espanhola, pelo primeiro troféu de melhor treinador da temporada.
A Bola de Ouro, criação da revista "France Football", será entregue no dia 10 de janeiro em Zurique. Votaram nesta primeira eleição em conjunto com a Fifa 154 jornalistas e 208 técnicos e capitães de seleções nacionais.
Os votos foram colhidos até o último dia 16. De um total de 23 candidatos a melhor do mundo, ficaram os três finalistas que ajudaram o Barcelona a fazer 5 a 0 no Real Madrid na última semana.
Messi posa como favorito. Se em 2009 foi o melhor anotando 38 gols, em 2010 balançou as redes 54 vezes. Iniesta fez o gol na final da Copa, mas Xavi é colocado como o cérebro da Espanha e do Barcelona e ficou em terceiro lugar no ano passado na eleição da Fifa.
Guardiola disse que Messi é "melhor" e que Xavi e Iniesta "merecem pela trajetória".


Texto Anterior: Webber diz ter corrido com lesão
Próximo Texto: Campeã, Inter luta para ficar em primeiro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.