São Paulo, terça-feira, 08 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Musculação evita fraturas

da Reportagem Local

O fortalecimento dos músculos é fundamental para evitar uma fratura por estresse, principalmente nos idosos.
A osteoporose -enfraquecimento dos ossos- e a hipotrofia muscular, problemas recorrentes nos idosos, são exemplos de deficiências que podem levar a esse tipo de lesão.
O National Institute of Health e o Center for Disease Control and Prevention (órgãos de saúde ligados ao governo norte-americano) publicaram um trabalho que recomenda que pessoas acima dos 60 anos façam algum tipo de trabalho de musculação, inclusive aquelas que têm problemas cardíacos.
Segundo esse estudo, observadas as necessidades de cada paciente, a intensidade recomendada pelo médico e os intervalos obrigatórios entre os exercícios, a musculação protege os ossos quase sempre enfraquecidos das pessoas dessa idade.
"Observamos que a hipotrofia muscular das pessoas idosas é a mesma em pessoas que envelhecem praticando exercícios aeróbios, como a natação, e os sedentários", afirma o estudo.
Caminhadas e natação são sim saudáveis, mas, se não forem amparadas por um trabalho de resistência que fortaleça a massa muscular, os movimentos repetitivos desses esportes podem provocar lesões nos ossos, inclusive fraturas por estresse. (MR)


Texto Anterior: + Esporte - Saúde: Fraturas por estresse ficam "escondidas" até no raio X
Próximo Texto: Futebol - José Roberto Torero: As lágrimas de Alaor, o torcedor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.