São Paulo, segunda-feira, 08 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Time perde para o América, é eliminado do Paulista, corre risco de cair e tem a sua segunda pior campanha em quase cem anos na competição

Corinthians já é o pior Corinthians desde 1913

Reginaldo Castro/Lancepress
Luís Fernando festeja o gol da vitória do América, que tirou do Corinthians a chance de obter vaga para a próxima fase do Paulista


PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Um vexame histórico. É esse o carimbo que vai receber a campanha do Corinthians no Paulista-04. Depois da derrota de ontem para o América por 2 a 1, em São José do Rio Preto, o time está fora das quartas-de-final, corre risco de rebaixamento à Série A-2 e já "garantiu" o segundo desempenho mais pífio da sua trajetória no torneio que mais conquistou.
Só no primeiro ano em que jogou o Paulista, em 1913, quando tinha apenas três anos de vida, o clube foi pior do que agora, quando, até o momento, soma apenas duas vitórias nas oito oportunidades em que entrou em campo.
Na sua estréia no Estadual, considerando três pontos por vitória, o time teve aproveitamento de 29%. Agora, tem 33%. Mesmo que vença a Portuguesa Santista na última rodada da fase, no próximo domingo, a campanha de 2004 irá entrar para a história como a segunda mais fraca do clube.
Dono de 25 taças de campeão paulista (recorde do torneio), o Corinthians raramente fez papel ridículo na competição. Além de em 1913 e 2004, só em outras cinco oportunidades a equipe teve aproveitamento inferior a 50%.
A última vez que o time foi eliminado sem disputar as fases finais foi em 1985, mas naquele ano ganhou 47% dos pontos em jogo.
O ataque do clube, que marcou apenas nove gols em oito jogos (média de 1,13), também é motivo de vergonha. Em mais de 90 anos de Paulista, esta é a sexta pior artilharia da agremiação.
Para evitar um vexame ainda maior, o inédito rebaixamento, o Corinthians precisa vencer a Santista, que luta pela classificação.
Se empatar, só cai com uma difícil combinação de resultados. Se perder, terá que torcer para o Juventus não bater o São Paulo.
Caso sobreviva ao rebaixamento, o Corinthians só terá a Copa do Brasil, em que desafia o Ferroviário do Ceará na segunda rodada, como atividade até o início do Campeonato Brasileiro, marcado para a segunda quinzena de abril.
Enquanto o Corinthians -que ontem saiu perdendo, conseguiu o empate, mas sofreu o gol da derrota no final- afunda, seus concorrentes têm vida fácil. Palmeiras e Santos, que venceram, respectivamente, Santo André e Guarani, garantiram suas vagas na rodada. O São Paulo, que já estava classificado, goleou o União Barbarense por 4 a 0 e é agora o único invicto. Na jornada derradeira, estarão em jogo três vagas no Grupo 1 e apenas uma no 2.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Oliveira pede coragem ao Corinthians
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.