UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após apito final, seleção levará atletas e classificação revelará clubes sem o mesmo número de partidas; onda de negociações deve desfigurar times

Brasileiro vê sua última rodada com tudo no lugar

Ormuzd Alves/Folha Imagem
Gil (à esq.) e Kléber, que jogam pelo Corinthians contra o São Caetano e depois viajam para a Nigéria com a seleção brasileira


DA REPORTAGEM LOCAL

Torcedor, aproveite. Hoje, na 12ª das suas 46 rodadas, o Campeonato Brasileiro-03 se despede de um calendário que preservou a ordem e os craques nos clubes.
Quando a bola parar de rolar nesta noite, a seleção principal embarca para a Nigéria e dá início a uma série de eventos que promete bagunçar o primeiro Nacional de pontos corridos.
A partir de amanhã, 15 jogadores irão desfalcar seus clubes por três rodadas para defender as cores do Brasil em amistoso no país africano e na desprestigiada Copa das Confederações, na França.
Nesse grupo aparece o principal artilheiro do Brasileiro, o atacante Luis Fabiano, do São Paulo, que pega hoje o Bahia no Morumbi.
O Cruzeiro, só uma derrota em 11 rodadas e que divide a liderança com o Santos (mas com um jogo a menos e melhor saldo de gols), também ameaça perder brilho. A equipe mineira não terá Alex, seu astro, Maurinho e Edu Dracena nas próximas jornadas, além do atacante Aristizábal, que vai defender a Colômbia na mesma Copa das Confederações.
Em julho, será a vez de a seleção olímpica ofuscar o Nacional.
Para a disputa da Copa Ouro, o técnico Ricardo Gomes deve desfalcar boa parte do time do Santos, que ontem bateu o Guarani por 2 a 1: Robinho, Diego, Alex e Paulo Almeida parecem nomes certos. Como foi "poupada" até agora devido à presença na Libertadores, a equipe da Vila Belmiro terá pouco espaço para manobras e evitar o rapa no seu grupo.
Já no fim do ano, será a vez de a seleção sub-20 atrapalhar. Alguns dos destaques do Nacional, como o atacante Dagoberto, do Atlético-PR, devem tomar o rumo dos Emirados Árabes, onde será disputado o Mundial da categoria.
Mas não é só pela agenda lotadas das seleções brasileiras que o Nacional é ameaçado.
Ao fim da rodada, a tabela não terá todos os times com o mesmo número de jogos, já que Cruzeiro e Flamengo ganharam "folga" para jogar à tarde a primeira partida da final da Copa do Brasil.
Coisa pior pode acontecer em julho, quando o São Paulo exige sua liberação para disputar uma competição na Coréia que afastaria o clube da disputa do Brasileiro por pelo menos três rodadas.
Por último, se aproxima a hora da leva de negociações que ameaça mudar a cara de vários clubes.
Com o mercado europeu aberto, jogadores que atuam no país já se despedem, como o são-paulino Reinaldo. Outros, especialmente os que estão com a seleção principal, querem aproveitar a vitrine para mudar de ares. Ainda há um outro grupo, que terá o contrato vencido e estará livre para escolher uma nova equipe para jogar.
Nos outros jogos de ontem, o Grêmio (que perderá Gilberto) venceu o Fortaleza por 3 a 1, o Vitória (de Dudu) superou o Fluminense por 2 a 1, e Atlético-MG e Figueirense empataram em 1 a 1.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Futebol: No ABC, Doni tenta recorde de três jogos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.