UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

No Brasileiro com a melhor média de gols, goleiro corintiano pode ser novo recordista de minutos sem ser vazado

No ABC, Doni tenta recorde de três jogos

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

No Campeonato Brasileiro com a melhor média de gols da história, o corintiano Doni tenta ser o primeiro goleiro a completar três jogos sem tomar gols.
Mas ele nem precisa esperar terminar a partida de hoje, contra o São Caetano, às 16h, no ABC, para ser recordista. Se resistir pelo menos até os 40min do primeiro tempo, Doni passará a ser o goleiro que ficou mais tempo sem ser vazado nesta edição.
Faz 215 minutos que ele não toma gols. Não foi batido contra Juventude e Vitória.
O último adversário corintiano a comemorar um gol foi o Cruzeiro, no dia 21. O time de Wanderley Luxemburgo marcou aos 10min do segundo tempo.
De acordo com levantamento do Datafolha, o santista Fábio Costa conseguiu a maior série sem tomar gols neste campeonato. Ele ficou 254 minutos que sua rede fosse balançada. Ou seja, foi derrubado antes de completar três partidas invicto.
"Com o campeonato disputado em pontos corridos, ficou mais difícil para os goleiros. Para ser o primeiro, o empate não resolve. Então todo mundo vai para cima, se tomar gol, paciência", disse Doni, justificando a dificuldade dos goleiros em ficar grandes sequências com a meta fechada.
A atual edição tem sido mesmo uma festa para os artilheiros. Antes do início desta rodada, a média de gols era de 3,10 por partida, superando todas as outras.
Porém a volúpia dos últimos adversários do Corinthians não foi tão grande assim. No primeiro tempo contra o Vitória, por exemplo, Doni não precisou fazer nenhuma defesa. Na partida inteira foram só seis arremates.
A equipe de Geninho é a quarta menos ameaçada pelos rivais. A meta de Doni é alvo de 12,3 finalizações em cada apresentação.
"Cadenciamos mais o jogo. Isso dá mais tempo para nossa defesa se posicionar. Fica mais difícil para o adversário chegar ao ataque", explicou o corintiano.
Silvio Luiz, goleiro do time do ABC, é ainda menos ameaçado. Seus adversários fazem 10,6 conclusões. Só o Coritiba tem menos disparos contra o seu gol: 10,3.
Para alcançar a marca recorde deste ano, Doni terá de suar muito menos do que o recordista da história do Brasileiro, Jairo, que também defendia o Corinthians.
Contando o último jogo em 1977 e mais as partidas do ano seguinte, Jairo completou 1.132 minutos sem deixar a bola passar.
Curiosamente, como acontece hoje com Doni, Jairo nunca se livrou das críticas da torcida corintiana, apesar do feito histórico.
Mesmo sem ser uma unanimidade entre os fãs, o atual goleiro do Corinthians já fala em seleção.
"O Parreira me elogiou recentemente. Desde que isso aconteceu, sinto que tenho chances de ser convocado", disse ele.
Se o São Caetano repetir o desempenho de suas outras partidas contra o Corinthians, será difícil para Doni virar recordista.
Nos sete jogos entre as duas equipes, o clube do ABC só não marcou gols no Rio-São Paulo do ano passado, quando o Corinthians venceu por 1 a 0.
Nos jogos mais recentes, o São Caetano teve facilidade para vencer: ganhou duas vezes por 3 a 0. Os duelos foram pelo Brasileiro do ano passado e pelo Paulista-03.
Além do recorde de seu goleiro, a defesa corintiana pode completar pela primeira vez neste campeonato três jogos sem tomar gols, pois Doni sempre atuou.

NA TV - Globo, ao vivo, às 16h, só para SP

Texto Anterior: Brasileiro vê sua última rodada com tudo no lugar
Próximo Texto: Corinthians troca pontapé por bola
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.