UOL


São Paulo, domingo, 08 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Feito francês deu origem a Roland Garros

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1927, os "quatro mosqueteiros" franceses quebraram a hegemonia dos EUA e da Austrália na Copa Davis.
Para defender o título de René Lacoste, Henri Cochet, Jean Borotra e Jacques Brugnon no ano seguinte, os franceses decidiram construir uma quadra à altura.
A prefeitura da cidade cedeu um terreno de três hectares para a obra e, em 1928, surgiu o complexo de Roland Garros -o nome foi dado em homenagem a um aviador herói na Primeira Guerra Mundial.
Nesse ano, o país manteve o título da Davis, que conseguiu conquistar até 1932.
Logo após o bi, o Campeonato Internacional também se mudou para o novo complexo. O torneio era realizado desde 1925, quando o país abriu seu Nacional para estrangeiros pela primeira vez em 28 anos.
Com o advento da era profissional no tênis, em 1968, a competição passou a ser denominada Aberto da França e viu seu prestígio crescer.
O maior campeão da história de Roland Garros é o sueco Bjorn Borg, vencedor de seis das oito edições que jogou. O Brasil ganhou três taças com Gustavo Kuerten (1997, 2000 e 2001).
No feminino, a recordista é a alemã Steffi Graf, que foi campeã seis vezes.


Texto Anterior: Henin-Hardenne bate Clijsters na final belga
Próximo Texto: Futebol - Rodrigo Bueno: Montoya, Shakira, Betty...
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.