São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPORTE

Após 28 anos, NBA faz decisão dos sem-título

Dallas e Miami buscam coroar trajetória de franquias com primeira taça da liga

Para chegar a essa fase do torneio, os debutantes em decisões bateram favoritos San Antonio e Detroit, finalistas do ano passado


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A NBA dá largada hoje para uma final inédita sob todos os aspectos. Dallas e Miami sonham com o primeiro título das franquias. Os times do Texas e da Flórida jamais haviam chegado à final anteriormente.
Da última vez que dois sem-título disputaram a decisão, a NBA não tinha sequer adotado o atual formato de mata-matas. Há 28 anos, Washington Bullets -atual Wizards- e Seattle Supersonics decidiram o título.
O time da capital venceu por 4 a 3 -em 1979, o Seattle deu o troco na reedição da final.
Por outro lado, há 35 anos a liga não vê dois debutantes em decisões na luta pelo título. Em 1971, o Milwaukee derrotou o Baltimore por 4 a 0 na final.
"Foi um longo caminho até aqui. Agora vamos desfrutar a final", destaca o veterano técnico Pat Riley, 61, do Miami, que demorou 18 anos para atingir essa fase. No caminho, eliminaram o Detroit na final do Leste.
"Demorou muito para chegarmos aqui. Agora queremos mais", diz o novato treinador Avery Johnson, 41, do Dallas, que está na final após 26 anos de tentativas -no caminho, bateram o favorito San Antonio.
Para levar a taça, o Miami confia em Shaquille O'Neal, que busca um título sem o desafeto Kobe Bryant. Na Flórida, encontrou em Dwyane Wade um parceiro para dividir a responsabilidade. "Será uma série física e muito difícil. Mas estou pronto para a luta", diz o pivô.
Ciente disso, Johnson estuda o rival em profundidade. "Tenho assistido a vídeos do Miami o dia inteiro. Cada vez fico menos animado", brinca ele.


Texto Anterior: Clóvis Rossi: Calipso x carrilhão

Próximo Texto: Entrevista 1: Leandrinho acredita em triunfo de algoz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.