São Paulo, Terça-feira, 08 de Junho de 1999
Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Maracanã e Morumbi serão os palcos do primeiro torneio do gênero realizado pela Fifa, marcado para janeiro
Brasil recebe o 1º Mundial de clubes

SÉRGIO RANGEL
da Sucursal do Rio

O Brasil conquistou ontem o direito de realizar o primeiro Mundial de clubes da Fifa, em janeiro.
A escolha foi decidida, por unanimidade, pelo Comitê de Urgência da Fifa, que se reuniu ontem na cidade do Cairo, no Egito.
O comitê é formado por seis vice-presidentes da entidade.
Com a decisão da Fifa, a competição será disputada no Rio (estádio do Maracanã) e em São Paulo (Morumbi), provavelmente entre os dias 5 e 14 de janeiro.
O Mundial de clubes vai reunir oito equipes (os seis campeões continentais de 99, o vencedor da Copa Toyota-98 -Real Madrid- e um representante brasileiro).
A vitória brasileira fortaleceu a candidatura da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) a realizar a Copa do Mundo de 2006 no país. "Muita gente torceu contra, mas vencemos", disse Ricardo Teixeira, presidente da entidade.
A decisão da Fifa foi adiada por quase uma semana. Oficialmente, a escolha deveria ocorrer na última quarta-feira. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Ação Social, Esporte e Lazer do Rio comemorou, antecipadamente, a vitória brasileira.
De acordo com o presidente da CBF, a decisão foi adiada porque a comissão organizadora da competição só tem poder de indicar o país, mas não de homologar. Por isso, segundo Teixeira, o Brasil foi escolhido, por unanimidade, na ocasião, mas teve que esperar a decisão do Comitê de Urgência.
Com a homologação da Fifa, uma comissão da entidade desembarcará no país para vistoriar os locais de disputa ainda neste mês.
No dia 17, os representantes da Fifa visitarão o Morumbi. No dia seguinte, estarão no Maracanã.
Apesar de o país ter conquistado o direito de realizar a competição, a CBF terá ainda que conseguir o apoio do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Segundo Teixeira, ""o presidente da República tem que assinar um documento garantindo tudo aquilo (as exigências) para realizar o Mundial de clubes".
A escolha da Fifa vai adiar a realização do torneio pré-olímpico de futebol no país.
A competição, que indica os dois representantes sul-americanos nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, aconteceria em janeiro.
A decisão da Fifa de realizar o Mundial de clubes no início de janeiro vai atrapalhar as férias dos jogadores brasileiros.
Elas ocorrem sempre após o encerramento do Campeonato Brasileiro, na segunda quinzena de dezembro, e duram até meados do mês seguinte.
""Você acha que algum jogador não vai querer disputar o Mundial?", disse Teixeira, ao ser questionado sobre as férias.
O presidente da CBF disse que ainda não está definido qual será o representante brasileiro na competição -o país tem o direito de indicar um clube. ""Ainda temos que definir o critério", finalizou.


Colaborou a Reportagem Local


Próximo Texto: Maracanã "encolhe" outra vez
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.