São Paulo, Terça-feira, 08 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corinthians faz do Palmeiras exemplo para obter vaga na final

MAÉRCIO SANTAMARINA
da Reportagem Local

O técnico do Corinthians, Oswaldo de Oliveira, vai recorrer ao rival Palmeiras, que eliminou o seu time da Libertadores da América, para combater a euforia dos jogadores visando a partida de amanhã, contra o São Paulo, no Morumbi.
O jogo vai decidir uma das vagas para a final do Paulista-99. O Corinthians venceu a primeira partida, anteontem, por 4 a 0, e pode até perder por três gols de diferença para se classificar.
A convicção de que o resultado praticamente assegura o time nas finais e a euforia entre os atletas, que ainda perdurava ontem no Parque São Jorge, para Oliveira, são os maiores obstáculos para a classificação.
Sob orientação da psicóloga Suzy Fleury, a quem recorreu ontem mesmo, o treinador disse que resolveu ""deixar os jogadores curtirem o resultado por um dia" para aplicar hoje o seu contraponto, usando um exemplo do Palmeiras.
""Vamos ter uma conversa séria para que o time volte a ter os pés no chão. Vou lembrar, por exemplo, do Palmeiras na Libertadores de 1995. Depois de perder de 5 a 0 para o Grêmio em Porto Alegre nas quartas-de-final da Libertadores de 1995, os palmeirenses conseguiram fazer cinco gols em São Paulo. E só não se classificaram porque o jogo terminou em 5 a 1", disse.
Oliveira disse que vai continuar recorrendo a gráficos e vídeos sobre o São Paulo, mas acredita que o aspecto psicológico é o que mais vai pesar nesse jogo decisivo.
""Minha tarefa mais árdua é colocar o time em seu devido lugar neste curto espaço de tempo antes do jogo. Precisaríamos pelo menos de uma semana para acabar com essa alegria da goleada. Mas, para o São Paulo, o tempo também é curto para acabar com a instabilidade gerada pelos 4 a 0."
Sem mistério, Oliveira disse que vai manter o mesmo time amanhã.


Texto Anterior: Futebol: São Paulo alivia concentração e joga por dignidade profissional
Próximo Texto: Futebol: Palmeiras desafia histórico de Leão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.