UOL


São Paulo, terça-feira, 08 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatura do país pode seguir direto para final

DA REPORTAGEM LOCAL
E DO ENVIADO AO RIO

A candidatura carioca à sede dos Jogos de 2012 pode conseguir classificação direta para a eleição final do COI, marcada para 6 de julho de 2005, em Cingapura.
O Comitê Olímpico Internacional marcou uma eliminatória para 15 de junho de 2004. Mas o presidente da entidade, Jacques Rogge, afirmou ontem que, devido à qualidade das candidaturas, a eleição de 2005 pode ocorrer "sem que nenhuma cidade tenha sido eliminada" previamente -nos últimos anos, o COI realizou cortes prévios para a final.
Segundo Rogge, a eleição de 2012 será a mais forte da história olímpica. O dirigente esteve ontem na Inglaterra, onde conversou com o premiê Tony Blair sobre a candidatura de Londres.
Caso não haja nenhum corte prévio, nove cidades estarão na disputa em 2005. Além do Rio e de Londres, Paris, Madri, Leipzig, Istambul, Nova York, Moscou e Havana disputam hoje o privilégio de abrigar o evento.
Apesar disso, nem o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, acredita que não haverá eliminatória.
"Acho que vão ficar de quatro a seis cidades após 2004. Nova York, Madri e Paris são as mais fortes."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Memória: Vencedor renega estratégia de fracasso de 2004
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.