São Paulo, domingo, 08 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COI suspende búlgaro acusado de suborno

DO ENVIADO A ATENAS

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, disse ontem estar "muito zangado" ao anunciar a suspensão do búlgaro Ivan Slavkov, acusado de tentar negociar ilicitamente votos de membros do comitê em favor da candidatura de Londres aos Jogos de 2012.
Slavkov, membro do COI, teve sua credencial para a Olimpíada de Atenas cassada.
Ele apareceu em um programa da rede britânica BBC na semana passada negociando com uma falsa equipe do Comitê Londres-2012. Em troca de dinheiro, o dirigente búlgaro disse que poderia garantir a vitória da cidade inglesa para sediar os Jogos.
Outros quatro agentes que também foram citados no programa passaram a ser considerados "persona non grata" pelo COI.
Na véspera dos Jogos de Atenas, Rogge mostrou contrariedade com a denúncia de que o COI ainda possa servir de balcão de negócios. "Infelizmente, nesta manhã [ontem] nós discutimos o lado sombrio do esporte."
Slavkov está proibido de participar de reuniões, votar ou representar o COI até que uma sanção final sobre o caso seja adotada.
Em 1998, membros do COI se envolveram em grande escândalo de venda de votos para eleger Salt Lake City (EUA) como a sede dos Jogos de Inverno de 2002.


Texto Anterior: Memória: Após perder mão, húngaro voltou a atirar e levou ouro
Próximo Texto: Panorâmica - Handebol: Seleção feminina fala em subir ao pódio olímpico em sua chegada a Atenas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.