São Paulo, Domingo, 08 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Brasil, o objetivo é comprar TVs

da Reportagem Local

Apesar da ofensiva esportiva ter chamado a atenção, o principal interesse do fundo de investimento HMTF (Hicks, Muse, Tate & Furst) no Brasil é o setor de telecomunicações.
Antes de ter feito o primeiro negócio no país, a compra de 25% da TV Cidade -rede de TV a cabo presente em 32 cidades-, o HMTF era cotado como possível comprador do SBT, segundo canal no ranking nacional de audiência.
Houve uma sondagem, mas o investimento só será possível quando for aprovada a lei que possibilidade grupos estrangeiros a terem canais locais.
Já o último lance do HMTF foi oferecer sociedade à Rede Globo em um canal pan-americano de esporte, a um custo total de US$ 500 milhões.
O grupo brasileiro se mostrou relutante com a proposta por já ter um acordo semelhante com a Fox Sports.
De qualquer forma, com a aquisição há dez dias de 49% da agência de marketing Traffic (o valor da compra não foi divulgado), o HMTF chegou à TV aberta, afinal, no pacote de compra veio a programação de esporte da TV Bandeirantes.
Há ainda o receio de que o HMTF esteja usando o Corinthians como barganha nas negociações com a Rede Globo.
O clube paulista foi o único integrante do Clube dos 13 (grupo dos times mais populares do país) a recusar a renovação do contrato de televisionamento do Brasileiro com a Globo até 2004 e também se negou a assinar um acordo para exibir as partidas no exterior.
A compra de outros clubes (o Cruzeiro é o primeiro da lista, mas também há a possibilidade de um acordo com São Paulo e Grêmio) é interpretada como um reforço na tática para o HMTF entrar no mercado brasileiro. O primeiro revés, porém, aconteceu no Flamengo, que acabou preferindo a proposta da empresa suíça ISL.
Com o Corinthians, o HMTF já desembolsou US$ 25 milhões apenas em contratações. Vieram os reforços Dida, João Carlos, Luizão, César Prates, Luiz Mário e Marcos Sena. Foram comprados os passes de Vampeta e Edílson.
Além disso, contratou como diretor o ex-técnico de vôlei José Roberto Guimarães.




Texto Anterior: "Posso aprender o futebol", diz Hicks
Próximo Texto: Juca Kfouri: Quem desmoraliza o Campeonato Brasileiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.