São Paulo, quarta-feira, 08 de setembro de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Boca fechada
Os funcionários do São Paulo estão proibidos de fazer críticas à administração Marco Polo Del Nero. A ordem, de Marcelo Portugal Gouvêa, foi dada após o início de incêndio provocado pelas insinuações de Cuca e de Marco Aurélio Cunha de que a FPF privilegiou o Guarani.

Caminho da degola
"Quem manda e fala pelo São Paulo sou eu. Já avisei todo mundo. A única voz do clube é a direção quem dá", disse Gouvêa. "E quem não seguir isso será demitido." Só não se sabe se Juvenal Juvêncio, articulador político do clube, que se desligou do Comitê Executivo da FPF, também será amordaçado.

Aparar arestas
O constrangimento do caso Guarani, que recebeu empréstimo da FPF na mesma data do São Paulo, foi tão grande que o presidente são-paulino viu Brasil x Bolívia ao lado de Del Nero. Fora de seu camarote privativo.

Acabou a farra?
Amigo de Ricardo Teixeira, Sandro Rossell, homem-forte do Barcelona, tinha chegada prevista para ontem à noite a Berlim. A pauta do encontro: a diminuição das convocações de atletas de seu time para a seleção. O clube era dos poucos que não criava obstáculos à CBF.

Beicinho
Atleta do Hertha Berlim, Marcelinho Paraíba filou almoço ontem na concentração da seleção. Mais tarde, na Embaixada do Brasil, reclamou abertamente. "Estou decepcionado. Sonhava defender a seleção aqui."

Vigia de santa
Marcelo Teixeira pôs o porteiro da Vila Belmiro para vigiar uma camisa do clube que fica sob a imagem de Nossa senhora do Montserrat, padroeira santista. É que, antes dos jogos, o presidente levava um uniforme para o vestiário para que a santa abençoasse a equipe. Mas, após as partidas, o objeto sumia.

No atacado
O Palmeiras namora um banco para patrocinar a manga da camisa, depois de acordo com uma cervejaria ter ido por água abaixo com a Lei Murad (que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas no esporte). O candidato a patrocinador deseja fechar um pacote, que incluiria também um camarote duplo e mais três placas publicitárias.

O que falta
O único ponto de discordância entre a presidência do Corinthians e a MSI no contrato que está em discussão é em relação à multa rescisória. A empresa quer ser ressarcida em tudo o que investir no Parque São Jorge. Para não repetir o caso da ISL, que "doou" mais de R$ 60 milhões ao Flamengo.

Em suspenso
A discussão fica em banho-maria pelo menos até a semana que vem. O iraniano Kia Joorabchian e Renato Duprat só devem voltar a São Paulo na segunda.

Pente fino
Embora tenham participado do desfile de 7 de Setembro, nem tudo são rosas para os paraolímpicos. O ministro do TCU Walton Rodrigues definiu que a Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas terá de devolver despesas pagas irregularmente com verba da Lei Piva -mais de R$ 65 mil.

Reverência
Vanderlei Cordeiro de Lima, que também desfilou, elogiou os atletas paraolímpicos e tentou diminuir a pressão por medalhas. "Tiro meu chapéu para eles, pois já são grandes vencedores", elogiou o maratonista, bronze nos Jogos de Atenas.

Isenção
Com 46% dos votos (total de 1972), o argentino Manu Ginobili foi eleito o melhor jogador da NBA em Atenas-04, segundo enquete do site NBA Brasil.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Zito, ex-Santos e campeão mundial pela seleção nas Copas de 58 e 62, ao ver a movimentação de torcedores e jornalistas num luxuoso hotel em São Paulo antes do jogo contra a Bolívia:
- Na minha época era tudo mais simples. Hoje é tudo isso, e a bolinha deles é muito menor.

CONTRA-ATAQUE

Indireta

As mascotes, na maioria das vezes, são adotadas como um instrumento de promoção para clube, atleta, evento ou mesmo um produto.
Torcedores mais criativos, porém, podem utilizar uma mascote para passar um ""recadinho", dar uma indireta para uma diretoria, uma comissão técnica ou um determinado jogador que não vem agradando.
Foi isso que descobriu na própria pele o atacante Geoff Horsfield, do Fulham, clube do futebol britânico.
Para causar irritação no jogador, a torcida do clube decidiu batizar uma tartaruga do zoológico local com o seu nome, em agosto de 1999.
A reação de Horsfield? Se fez de desentendido.
-Preferia que fosse um leopardo ou um guepardo, comentou.


Próximo Texto: Seleção encara só a 1ª revanche
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.