São Paulo, sábado, 08 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Rio, Santos vai a campo por fim de ano tranqüilo

Time enfrenta o Vasco, que está na zona da degola, e avalia que um triunfo irá afastar de vez o perigo de ser rebaixado

"Conseguimos uma gordura que deu a entender que já estávamos tranqüilos, mas não é assim", diz o técnico santista Márcio Fernandes


RICARDO VIEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Nas contas do técnico Márcio Fernandes, o Santos precisa de mais três pontos para garantir sua permanência na Série A. O treinador espera que essa pontuação seja conquistada hoje, diante do Vasco, no Rio.
"Pelas nossas contas, com 43, 44 pontos, o time está livre de ser rebaixado. E se classifica para a Sul-Americana com 46", disse o treinador. O clube tem quatro pontos a mais do que a Portuguesa, a primeira fora da zona do rebaixamento.
"Quanto mais rápido conseguirmos os pontos e nos afastarmos dessa posição [rebaixamento], melhor. Não podemos deixar para resolver na última ou penúltima rodada", falou.
Por mais da metade do Nacional, o clube da Vila Belmiro esteve na zona da degola. Conseguiu se recuperar e hoje é o 13º colocado, com 40 pontos.
No entanto bastou um empate (Sport) e uma derrota (Palmeiras) nos últimos dois jogos para que o sinal de alerta voltasse a ser ligado no clube.
"Conseguimos uma gordurinha que deu a entender que estávamos tranqüilos, mas não é assim", alertou Fernandes.
Durante a semana, o presidente do Santos, Marcelo Teixeira, declarou que só conversará com Fernandes sobre sua permanência em 2009 depois que a equipe afastar totalmente o perigo do rebaixamento.
Com o final de ano próximo, o clube começa a definir a permanência de alguns atletas. Bida, que está emprestado pelo Vitória, é uma das prioridades no clube da Vila Belmiro.
Já o atacante Kléber Pereira, que tem contrato até o fim de 2009, pode deixar o clube. Segundo Daniel Pereira, seu irmão e procurador, há duas propostas (do Japão e da Europa) para levar o artilheiro do Nacional após o fim do campeonato. O Santos nega que tenha recebido oferta pelo jogador.
Para a partida em São Januário, o técnico santista não terá o volante Roberto Brum, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Seu substituto natural é Adriano, mas Fernandes disse que pode mudar o esquema do time e atuar com três zagueiros.
A preocupação santista vai além da ausência de Brum. "É uma partida muito difícil por tudo o que cerca o jogo. Só espero que os jogadores tenham segurança para trabalhar e que a partida seja decidida em campo", afirmou Fernandes.
Segundo ele, o temor santista é motivado por "episódios recentes" que aconteceram no estádio de São Januário. No empate do Vasco com o Atlético-PR (2 a 2), há duas rodadas, torcedores tentaram invadir o vestiário vascaíno para protestar contra a má campanha do clube carioca no Nacional.

NA TV - Vasco x Santos
Sportv (menos RJ e PR), às 18h30



Texto Anterior: Algoz do G5, Portuguesa tenta frear líder do torneio
Próximo Texto: Vasco ensaia reação, mas vive jejum em seu estádio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.