São Paulo, sexta-feira, 08 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa quebra cabeça com ações de fãs e empresa

Torcedores pedem bis da final da Copa-06 na Justiça

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fifa tem dois problemas jurídicos agora para enfrentar. Em um, os adversários são torcedores de futebol franceses, que pedem na Justiça a repetição da final da Copa por causa da polêmica expulsão de Zidane. Em outro, a poderosa MasterCard ameaça contrato feito pela máxima entidade do futebol com a concorrente Visa.
A Federação Francesa de Futebol está com a Fifa na luta contra dois grupos de fãs de Zidane, que entendem que a expulsão do meia na final contra a Itália (cabeçada em Materazzi) só aconteceu por causa do uso de vídeo, o que não é permitido.
O juiz do Tribunal de Paris que examina o caso (batizado de ""Coletivo Nacional pela Verdade na Final do Mundial" e ""Justiça Mundial 2006") vai se pronunciar no dia 15. O advogado que representa os torcedores pede que seja aberta investigação para definir se o cartão vermelho dado a Zidane por Horacio Elizondo foi decorrência do uso de vídeo. A polêmica foi levantada por Raymond Domenech, o técnico da França.
O advogado que representa a Fifa nesse caso, Francois Viterbo, alega que a Justiça francesa não poderia julgar uma partida que foi realizada na Alemanha.
O caso que mais atormenta a Fifa, porém, é comercial. A entidade divulgou em abril que trocou a MasterCard, um de seus mais fiéis parceiros, pela Visa. A empresa que tem Pelé como garoto-propaganda, porém, obteve vitória na Justiça nos EUA, ""melando" o acordo Fifa-Visa para as Copas de 2010 e 2014. A alegação é que a Fifa não respeitou contrato prévio com a MasterCard.0 (RBU)


Texto Anterior: Franceses ligam Real e Barcelona a "Dr. Doping"
Próximo Texto: Paraolimpíada: Clodoaldo fecha Mundial com duas medalhas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.