São Paulo, terça-feira, 09 de janeiro de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Antecipação
Com receio de que o Clube dos 13 vetasse um novo jogo e proclamasse o São Caetano campeão da Copa João Havelange na reunião de seu Comitê Executivo, ontem, o presidente eleito do Vasco, Eurico Miranda, disse que só respeitaria a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em reunião hoje.

Coincidência
Afinal, Luiz Zveiter, presidente do STJD, vem declarando que gostaria de ver o resultado da Copa JH decidido em campo. O escritório da família Zveiter, do Rio, defende o Vasco no caso Dener, morto em acidente em 1994 sem que o clube tivesse feito o seu seguro de vida.

Andorinha
Só um torcedor do Vasco fez plantão no hotel onde o Clube dos 13 se reuniu ontem. Um gaúcho de 15 anos, com a camisa 10 vascaína, esperava para saber se seu time seria campeão.

Efeito Vasco
Atenta à repercussão negativa da final da Copa JH, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), ordenou uma vistoria nos estádios da capital para verificar se eles oferecem risco às torcidas.

Aparências
Ontem, o Contru inspecionou o Morumbi e o Parque Antarctica. Na sexta, havia inspecionado o Canindé. O novo diretor do órgão, Cleiton da Costa, elogiou as condições dos estádios. A grande surpresa deve acontecer quando ele for ao Pacaembu.

Tempo útil
Enquanto aguarda propostas de clubes, o técnico Oswaldo de Oliveira acerta os últimos detalhes de seu contrato com a Rede TV! para ser comentarista de futebol. Sua estréia, segundo a emissora, deve ser já na abertura do Campeonato Paulista.

Futebol é cultura
A democracia corintiana foi tema de uma questão da prova de história do vestibular da Fuvest, ontem. A questão trazia uma foto do Corinthians de 84 e outra da seleção de 70, com o presidente Médici. Os estudantes deveriam comparar as duas equipes com o momento político da época.

Pirataria
O site da Nike, patrocinadora da seleção brasileira, foi invadido por hackers ontem, que inseriram na página mensagens ironizando a segurança do sistema e colocando em dúvida a lisura da final da Copa da França.

Interrupção
O atacante Ronaldo viajará hoje à noite para Brasília, onde prestará depoimento à CPI da CBF/Nike, na Câmara, amanhã, às 10h, lamentando o fato de ter de perder três treinos importantes nesta fase final de recuperação de seu joelho direito, operado em abril do ano passado.

Basta
Ronaldo pretende usar o depoimento de amanhã para um desabafo. Segundo Rodrigo Paiva, assessor do atleta, ele vai aproveitar a oportunidade para pedir aos seus colegas da seleção que parem de usar o seu problema na final da Copa da França como desculpa por terem jogado mal e perdido o título.

Contando as horas
O atacante da Inter de Milão retornará ao Rio amanhã à noite para reiniciar os treinos com o fisioterapeuta Nilton Petrone, o Filé, e o preparador físico Luiz Otávio. Dia 25, irá a Paris para uma nova avaliação médica.

Advertência
O zagueiro Reginaldo, ex-Atlético-PR, disse que foi alertado pela diretoria do São Paulo para não errar o distintivo que beijaria ao ser fotografado em sua apresentação, ontem. Ayala, quando foi apresentado para a Copa JH, beijou o distintivo da Federação Paulista de Futebol.

Desemprego
Um combinado norte-americano virá ao Brasil para disputar, entre os próximos dias 17 e 25, amistosos contra equipes paulistas de basquete, como a Hebraica e o COC/Ribeirão Preto. Independentemente dos resultados que irão alcançar, o que interessa aos estrangeiros é arrumar uma vaga em alguma equipe do país.

E-mail: painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

Do juiz Oscar Roberto Godoi, no programa ""Cartão Verde", da TV Cultura, anteontem:
- Todo árbitro tem que ser um pouco psicopata. Não pode ter medo de matar ou morrer.

CONTRA-ATAQUE

Dicionário "porto-alegrês"

O assessor de imprensa do Clube dos 13, Eduardo Negrão, viveu o seu dia de glória ontem, quando as atenções se voltaram para a reunião do Comitê Executivo da entidade para formalizar a decisão sobre o impasse da final da Copa João Havelange.
No início da reunião, ele pediu que fosse fotografado fora do hotel onde os dirigentes se encontravam para discutir a questão, em Porto Alegre.
Ao ouvir dos repórteres que o interesse era pela imagem dos participantes da reunião, disse que, como estava dando entrevistas, deveriam usar a foto dele.
Depois de defender a mesma opinião de Eurico Miranda, presidente eleito do Vasco, dizendo que não houve tragédia em São Januário na final da Copa JH por não ter ocorrido mortes -segundo Negrão, no réveillon do Rio, sim, houve tragédia porque teve um morto-, o assessor, que é paulista, exibiu um dicionário que estava carregando durante as entrevistas.
- É o dicionário "porto-alegrês", com as expressões gaúchas, para evitar que eu seja mal-entendido aqui no Sul.
MULTIMÍDIA

Glasgow Herald
de Glasgow

Caniggia quer jogo com Maradona

ESCÓCIA - O Dundee, da Escócia, quer convencer o argentino Diego Maradona a jogar uma partida pelo clube, junto com seu compatriota Claudio Caniggia. O jogo serviria como uma homenagem aos dois jogadores. A idéia foi inicialmente lançada por Caniggia.
Segundo o diário, o jogo seria contra o Napoli, clube no qual Maradona fez história.
Caniggia transformou-se nos últimos anos na maior estrela do Dundee. Recentemente, o atacante argentino prolongou seu contrato com o clube escocês por mais dois anos e meio.

Olé
de Buenos Aires

Empresário imita Palermo e briga

ARGENTINA - Após o atacante argentino Martín Palermo, do Boca Juniors, ter sido detido por agredir um fotógrafo numa boate de Punta del Este, onde está passando suas férias, foi a vez de o empresário do jogador, Gustavo Mascardi, envolver-se numa briga no balneário uruguaio.
Mascardi desentendeu-se com seu ex-sócio, Marcelo Open, avogado do técnico Daniel Passarela, por causa de uma dívida.
Segundo o diário, os dois trocaram socos e pontapés, rolando pelo chão, até serem separados. Apesar do incidente, nenhum dos dois foi preso.



Próximo Texto: Vasco sai na frente, e nova final é marcada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.