São Paulo, quarta-feira, 09 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Pioneiro do automobilismo nacional morre aos 74 anos

DE SÃO PAULO

Um dos pioneiros do automobilismo brasileiro, Luiz Pereira Bueno, conhecido como Peroba, morreu ontem aos 74 anos vítima de câncer de pulmão em Atibaia (SP).
Bueno, que começou sua carreira nas Mil Milhas de Interlagos ao lado de Bird Clemente, em 1958, chegou a disputar duas corridas de F-1.
Em 1972, correu ao lado de Ronnie Peterson na March, num GP em Interlagos que não valeu para o campeonato -foi o sexto colocado.
No ano seguinte, participou novamente do GP Brasil, desta vez no calendário do Mundial, ao lado de José Carlos Pace na equipe Surtees. Com problemas no carro, completou na 12ª colocação.
Bueno, considerado por muitos como o responsável pela transição da era amadora do automobilismo nacional para a era profissional, venceu várias provas no Brasil antes de ir para a Europa, onde correu na F-Ford.
Em 1969, tendo Stirling Moss como seu chefe de equipe, foi vice-campeão. Voltou ao Brasil para disputar a F-Ford e, mais tarde, a F-3. Foi ainda coproprietário da equipe Hollywood, que fez sucesso no país nos anos 70.
"Ele foi um dos pilares do automobilismo brasileiro", disse Emerson Fittipaldi.


Texto Anterior: Polêmica de 2006 acabou em pizza
Próximo Texto: Vancouver-2010: E-mails revelam preocupação sobre pista de tragédia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.