São Paulo, quinta-feira, 09 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Clube paulista contrata o meia veterano Valdo, ex-Cruzeiro, para reforçar a equipe na temporada
Santos acerta 10ª contratação do ano

FAUSTO SIQUEIRA
da Agência Folha, em Santos

O Santos acertou a contratação do meia Valdo, 36, do Cruzeiro.
O jogador rescindiu o contrato que mantinha com o clube mineiro e deverá chegar hoje a Santos, já de posse de sua documentação, para assinar o acordo e se submeter a exames médicos.
A expectativa dos dirigentes santistas é que o jogador esteja em condições de estrear já no domingo, quando o time enfrentará a Ponte Preta, na Vila Belmiro.
O diretor de futebol Nicolino Bozzella disse no final da tarde que Valdo aceitou a proposta salarial do Santos e que faltavam "poucos detalhes" a serem definidos, entre os quais o prazo de duração do contrato, que deverá ser de dois anos.
Valdo, que é dono do próprio passe, tinha contrato com o Cruzeiro até julho de 2001. Pela rescisão, o Santos pagará R$ 1 milhão ao clube mineiro.
Segundo o vice-presidente do Cruzeiro, Alvimar Perrela, a transferência de Valdo foi motivada por um pedido do próprio jogador, devido à proposta salarial que ele recebera do Santos, considerada "excelente".
O meia cruzeirense é um armador de jogadas ofensivas que o Santos procurava para complementar o grupo.
"Com a vinda do Valdo, acho que a diretoria conseguiu tudo aquilo que tinha planejado", disse Paulo Ferreira, um dos três diretores de futebol do Santos.
Valdo é o último de uma lista de dez reforços contratados pelo Santos para a temporada deste ano. Os demais são os goleiros Carlos Germano e Fábio Costa, os zagueiros Galván e Márcio Santos, o lateral Rubens Cardoso, os volantes Ânderson e Rincón, o meia Robert e o atacante Valdir. Além deles, voltaram o atacante Caio e o volante Baiano, que estavam emprestados.
O Santos será o sétimo clube que Valdo defenderá em sua carreira, que se iniciou em 1981 no Figueirense (SC). Depois, ele passou por Grêmio (82-88), Benfica (88-91 e 95-96), Paris Saint-Germain (91-95), Nagoya (97-98) e Cruzeiro, time que o contratou em julho de 98. Pela seleção brasileira, o meia fez 66 partidas e disputou as Copas de 1986 e 1990.
Com a contratação de Valdo, a média de idade do meio-campo do Santos (Ânderson, 26, Rincón, 33, Robert, 28, e Valdo, 36) superará os 30 anos.
Além de ser a alternativa que o técnico Carlos Alberto Silva procurava para melhorar a ligação entre o meio-campo e o ataque e municiar os atacantes Dodô e Valdir, Valdo, como o atleta mais experiente do grupo, também exercerá o papel de comandante da equipe nos momentos em que Rincón estiver ausente.
Dos reforços, o único que ainda não se apresentou é o goleiro Fábio Costa, do Vitória, campeão do Torneio Pré-Olímpico pela seleção brasileira.
Ele será o reserva de Carlos Germano e tem chegada prevista até amanhã, quando os demais atletas começarão os preparativos para o jogo de domingo. Hoje, o grupo faz sessões de hidromassagem em uma academia da cidade.

Convocação
Após as três primeiras partidas do Santos no Paulista (Matonense, Ponte Preta e Corinthians), Rincón ficará pelo menos dez dias afastado do clube.
No dia 20, ele terá de se apresentar à seleção de seu país, pela qual disputará as eliminatórias da Copa do Mundo. A Colômbia estreará na competição no dia 28, em casa, contra o Brasil. No mês que vem, a seleção colombiana voltará a atuar, no dia 26, diante da Bolívia, e Rincón deverá ser novamente convocado.


Texto Anterior: Barcelona aumenta 50% suas vendas
Próximo Texto: Narciso pede antecipação de cirurgia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.