UOL


São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Texto Anterior | Índice

NATAÇÃO

Atleta culpa organização

Recordista, Scherer pode ficar fora do Pan

GUILHERME ROSEGUINI
DA REPORTAGEM LOCAL

O atleta que obteve a melhor performance brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, pode não disputar a próxima edição do evento.
Responsável pela conquista de quatro medalhas de ouro no Canadá -nenhum outro brasileiro conseguiu tantos títulos em um único Pan-, o nadador Fernando Scherer, 28, afirmou ontem que cogita não participar do evento na República Dominicana, programado para agosto.
O motivo: quatro meses antes da competição, a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) decidiu reduzir o programa da natação e retirou as provas masculinas e femininas dos 50 m costas, 50 m borboleta e 50 m peito, além dos 800 m livre masculino e 1.500 m feminino.
Scherer foi avisado ontem da mudança, oficializada pela Odepa no último dia 28, e disse que estava se preparando há pelo menos um ano para os 50 m borboleta.
"Isso foi uma punhalada nas costas. Estou profundamente magoado com essa bagunça na organização. Depois disso, não tenho vontade de ir ao Pan. Vou conversar com meu técnico para tentar encontrar uma saída", disse.
Scherer é o recordista sul-americano da distância removida do programa de Santo Domingo, e também detém as marcas continentais dos 50 m livre e dos 100 m livre. O atleta cogitava até quebrar o recorde mundial dos 50 m borboleta (23s44), que pertence ao australiano Geoff Huegill. Seu melhor tempo é de 24s03.
"Essa prova [50 m borboleta] é a minha melhor. É como se tirassem a medalha da minha mão."
Bronze nos 50 m livre em Atlanta-1996, Scherer pretende substituir o Pan pelo Mundial de Barcelona, em julho. "Lá, sim, teremos uma competição bem organizada, que vale a pena nadar." No evento da Espanha, o programa contempla os 50 m borboleta.
A Odepa informou que o corte no programa foi realizado para adequar o Pan ao formato da Olimpíada, que não realiza as provas abortadas. Além de Scherer, sete brasileiros tinham índice para os eventos cancelados.


Texto Anterior: Tênis: Brasil faz figa para jogar em casa na Davis
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.