São Paulo, domingo, 09 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FPF diz que não pode coibir atrasos

DA REPORTAGEM LOCAL

Com os jogos decisivos marcados para a mesma hora, um clube que se atrase para entrar em campo ou para voltar do vestiário pode levar vantagem sobre os demais. Apesar de reconhecer esse risco, a Federação Paulista de Futebol diz que não há nada a fazer para coibir o atraso deliberado.
"Não dá para mandar um pelotão armado para o vestiário, obrigar um time a entrar em campo no horário do jogo. Todos têm que ter uma postura profissional e cumprir a regra", afirmou Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem de São Paulo.
Ele reiterou que há pena de multa para o atraso injustificado. Mas o novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva reduziu de R$ 5.000 para R$ 1.000 a punição por minuto de atraso, o que causou a revolta de Muricy Ramalho.
"Os dois jogos têm que começar no mesmo instante. Não sou de ficar segurando time no vestiário para retardar início de jogo. Mas tem que fazer cumprir os horários. E multinha não adianta, pois não pesa no bolso de ninguém", esbravejou o técnico são-paulino.
Há também a chance de punição mais grave, como a perda de pontos e até a eliminação do torneio, destaca Marinho.
Mas é uma possibilidade mais teórica do que prática. Para ficar sujeito a ela, um time precisa passar mais de 20 minutos além do horário previsto sem aparecer para o início ou reinício do jogo.
Em outros Estados, são comuns casos de atrasos intencionais.
Na última Série B, jogadores do Vitória já festejavam sua fuga do rebaixamento à Série C quando souberam que seus adversários ainda jogavam porque sua partida começara mais tarde. Ao final do empate entre os baianos e a Portuguesa, a partida CRB x Criciúma ainda tinha 15 minutos para o fim. O time alagoano virou a partida sobre os catarinenses, decretando a queda do Vitória.
O Botafogo tentou tática parecida em 2002. Ameaçado de cair para a Segundona, o clube atrasou o início de jogo com o São Paulo. O time entrou em campo com dez minutos de atraso. Os torcedores no gramado prorrogaram mais a espera pela partida, que começou 18 minutos após as demais. Mas o time foi rebaixado após perder dos paulistas.


Texto Anterior: Saiba Mais: Brasil ainda não viu virada com pontos corridos
Próximo Texto: Futebol: São Paulo viaja para lutar pela taça que desdenhou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.