São Paulo, domingo, 09 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Red Bull sobra de novo e conquista a 5ª pole em 5 GPs

Mark Webber assegura o melhor tempo em Barcelona, com quase 1 segundo de vantagem sobre as demais equipes

Primeira fila tem ainda o companheiro do australiano no time, o piloto alemão Sebastian Vettel, mas dupla adota discurso cauteloso

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A BARCELONA

Cinco etapas, cinco poles. Este é o saldo da Red Bull em 2010. Ontem, em Barcelona, foi a vez de Mark Webber anotar o melhor tempo do dia e assegurar a primeira colocação no grid de largada do GP da Espanha de F-1, que acontecerá hoje, a partir das 9h (de Brasília).
Seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel, dono de três poles nesta temporada, largará na segunda posição. A última vez que uma escuderia havia colocado um de seus pilotos no primeiro posto do grid por cinco corridas consecutivas havia sido em 2006, quando Fernando Alonso, então na Renault, foi pole do GP da Europa até o GP do Canadá.
Mas, se o domínio tranquilo da dupla da Red Bull já era esperado pelos outros times desde os treinos livres de anteontem, o que pegou todos de surpresa foi a vantagem que eles conseguiram abrir dos demais.
Primeiro colocado do "resto", Lewis Hamilton classificou-se quase um segundo atrás de Webber, uma eternidade na F-1. E resumiu: ""A Red Bull estava ridiculamente rápida". Ainda sem ter vencido nenhuma etapa neste ano, Hamilton, porém, manteve o discurso otimista. ""Como consolo, temos de pensar que fomos os melhores do resto e sabemos que nosso carro tem potencial.
Estou esperançoso para a corrida", falou o piloto da McLaren. Alonso, que larga em quarto, também demonstrou surpresa com a Red Bull: "Quando você larga um segundo atrás do mais rápido, não dá para pensar em vitória. É apenas uma questão de não ficar muito para trás".
Escaldados pelos maus resultados em corridas neste ano -apesar das quatro poles, a Red Bull venceu só um GP-, Webber e Vettel abusaram do tradicional ""treino é treino, jogo é jogo". ""A corrida é só no domingo. Não ganhamos pontos hoje [ontem] e precisamos manter os pés no chão", disse o alemão, que felicitou o companheiro por estar ""imbatível".
""Vai ser uma prova longa e, apesar de agora este um segundo parecer uma vantagem bastante confortável, pode mudar tudo na corrida, ainda mais porque pode ser que chova."
Webber, que perde feio de Vettel em classificações -desde que são companheiros, o alemão largou à frente 17 vezes contra 5 do parceiro-, disse ter ficado muito satisfeito ontem.
"Sei que o Sebastian tem um bom recorde contra mim, mas sempre fiquei perto dele. Hoje [ontem] deu tudo certo e me diverti bastante guiando o carro."
""Estou numa boa situação, mas as coisas podem mudar de uma hora para a outra. Nós sabemos disso", completou.
Apesar da cautela, Webber tem a seu lado as estatísticas no circuito catalão. Em 19 provas, o piloto que largou na pole venceu 15. E, nos últimos nove anos, o pole ganhou o GP.


NA TV - GP da Espanha
Globo, ao vivo, às 9h


FOLHA ONLINE

Saiba como foi o GP da Espanha de F-1 www.folha.com.br/esporte


Texto Anterior: Capitão e nº 1 divergem sobre próximo rival
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.