São Paulo, segunda-feira, 09 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Jogadora do Houston Comets será titular do time da Conferência Oeste

Janeth é a 1ª brasileira no Jogo das Estrelas da WNBA

ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em seu quinto ano no Houston Comets, Janeth Arcain deu ontem mais um grande passo para conquistar o basquete norte-americano. Ala de origem, ela foi eleita uma das armadoras titulares da equipe da Conferência Oeste para o All-Star Game da WNBA.
Será a primeira vez que uma brasileira participa do Jogo das Estrelas da liga norte-americana. Janeth, 32, recebeu 70.107 votos.
A brasileira foi a segunda mais votada do time do Oeste, perdendo só para a ala Tina Thompson - sua companheira no time de Houston-, que teve 93.901 votos.
Além disso, Janeth foi a estrangeira mais votada -a portuguesa Ticha Penicheiro foi a segunda colocada, com 48.801 votos.
A líder na votação feita com torcedores foi a ala Chamique Holdsclaw, do Washington Mystics, com 105.006 votos.
"É uma conquista inédita para uma brasileira. Estou muito feliz, já que este ano consegui espaço na equipe para mostrar o que sei fazer", declarou Janeth, que ganhou mais liberdade para arremessar nesta temporada.
O Jogo das Estrelas está marcado para o dia 16, no Waterhouse Centre, em Orlando (Flórida).
Além de Janeth e Tina Thompson, do Houston Comets, foram eleitas para o time do Oeste três jogadoras do Sacramento Monarchs, a pivô Yolanda Griffiths, a ala Ruthie Bolton-Holifield e a armadora portuguesa Penicheiro.
A equipe do Leste será formada por Holdsclaw e sua companheira no Washington, a armadora Nikki McCray, além de três jogadoras do New York Liberty: a pivô Tari Phillips, a armadora Teresa Weatherspoon e a ala Vickie Johnson.
A outra brasileira na votação da WNBA, Cíntia Tuiú, do Orlando Miracle, conseguiu 23.914 votos, ficando em quarto lugar entre as pivôs da equipe do Leste.
Janeth vem sendo, ao lado de Tina Thompson, o maior destaque do Houston este ano.
Sem duas jogadoras importantes nos anos anteriores, a armadora Cynthia Cooper, que se aposentou, e a ala Sheryl Swoopes, contundida, a brasileira conseguiu mais espaço na equipe.
"Sempre atuei para a equipe, sem aparecer muito. Mas, este ano, felizmente, estou tendo espaço para me sobressair", disse ela.
Janeth está conseguindo, pela primeira vez, estar entre as líderes em algumas estatísticas.
Ela é a terceira cestinha da WNBA, com média de 19,6 pontos por jogo -a líder é a ala Katie Smith, do Minnesota Linx, com 23,8 pontos por partida.
A importância de Janeth para o Houston pode ser medida por outra estatística: a brasileira é a quinta jogadora que mais fica em quadra na WNBA. Janeth atua, em média, 35 minutos por jogo -é a estrangeira mais bem colocada.
Para completar, a brasileira tem sido importante na recuperação de bolas. A jogadora é a segunda melhor da liga nesse fundamento, com uma média de 2,2 bolas roubadas por partida.



Texto Anterior: Basquete: Brasil conquista título de torneio no México
Próximo Texto: Atletismo: Estreante bate recorde e garante ao Quênia o tri na Maratona de SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.