UOL


São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartolas protestam hoje contra erro de contagem no revés para americanas

"Ponto fantasma" custa ao basquete a chance do ouro

DA REPORTAGEM LOCAL E
DOS ENVIADOS A SANTOS DOMINGO

Um erro dos mesários e da arbitragem custou ontem à seleção brasileira feminina a chance de garantir uma medalha no Pan-Americano de Santo Domingo.
A equipe do técnico Antonio Carlos Barbosa foi derrotada pelos EUA, por 75 a 69, após prorrogação. O jogo foi no ginásio Virgilio Soto, em Santo Domingo.
Ainda no primeiro quarto, porém, o placar incorretamente atribuiu às norte-americanas três pontos, em vez de dois, por dois lances livres convertidos.
Faltava um minuto e 18 segundos para o final do primeiro quarto quando Alessandra fez falta em Rebekkah Brenson. O placar marcava 14 a 9 para o Brasil.
A norte-americana acertou seus dois lances livres. Com isso, os EUA diminuíram a desvantagem para 14 a 11. No lance seguinte, o Brasil perdeu a bola. Inexplicavelmente, os EUA, que desciam para o contra-ataque, ganharam um ponto (14 a 12) sem marcar cesta.
O erro foi notado pelo técnico Antonio Carlos Barbosa, que reclamou com os mesários. Em vão. O placar errado foi mantido.
A confusão foi crucial, já que o empate em 62 pontos prevaleceria no tempo regulamentar.
"Nunca tinha visto uma coisa dessas. E olha que minha carreira é longa. Vamos protestar, mas sei que será difícil reverter o resultado", lamentou o treinador.
O chefe da delegação do basquete feminino, Edilson França, ligou após a partida ao presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gerasime Bozikis, o Grego, para comunicar o acontecimento. O dirigente autorizou França a fazer um protesto formal à organização dos Jogos.
"Vamos encaminhar o documento ao Marcus Vinícius [Freire, chefe de missão do Brasil no Pan], que deve enviar isso ao comitê organizador amanhã [hoje]", contou França.
Seguia programado para as 16h de hoje o jogo pela medalha de bronze, contra o Canadá. A seleção feminina não sobe ao pódio do Pan desde a medalha de ouro dos Jogos de Havana-1991.


Texto Anterior: Marchador leva prata em sua 2ª experiência
Próximo Texto: "Light" festeja Lei Piva e promete colocar a equipe inteira no pódio
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.