São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nacional de basquete pode ser reunificado

Clubes "rebeldes" participam de reunião em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A Confederação Brasileira de Basquete deu o primeiro passo para reunificar o Nacional masculino. A entidade reuniu ontem, em São Paulo, representantes de 22 clubes que adotaram discurso semelhante: a realização de dois Brasileiros em 2006 foi ruim para todos.
Neste ano, além do Nacional, com aval da CBB, houve a disputa da Nossa Liga de Basquete, administrada por clubes insatisfeitos com a confederação.
As divergências culminaram em uma guerra de liminares que inviabilizou o término do Nacional -a Justiça comum é quem irá deliberar sobre o fim da disputa. Já o Limeira se sagrou campeão da Nossa Liga.
A crise geral que assolou o basquete afastou patrocinadores fortes, fechando três das maiores equipes do país: Ribeirão Preto, pentacampeão paulista, Rio de Janeiro, campeão do Nacional-05, e Ajax-GO, vice da Liga Sul-Americana-05.
Ontem, Ulbra, Limeira, Araraquara e Cetaf-ES, clubes que participaram da NLB, enviaram representantes. "É um consenso a necessidade de unificação. Ninguém ganha do jeito que está", afirmou Luiz Felipe Azevedo, dirigente do Cetaf.
Foi nomeada uma comissão de 13 clubes que se reunirá de novo na segunda, para formatar uma proposta para o Nacional-07. Ulbra, Joinville, Pinheiros, Paulistano, Brusque, Franca, Rio Claro, Limeira, Flamengo, Cetaf, Brasília, Minas e Londrina fazem parte do grupo.
Nem todos, porém, acreditam no entendimento. "A nosso reitoria é quem vai decidir sobre qual de campeonato vamos participar. Mas não dá para disputar dois", disse Enrique Barrera, supervisor da Ulbra.
O encontro promovido pela CBB deve esvaziar outra iniciativa que pregava a reunificação. Amanhã, em São Paulo, haverá mais uma reunião de clubes, convocada pelo Limeira. Muitas equipes, porém, já sinalizaram que não irão participar.
A Nossa Liga, por sua vez, tem reunião dia 19, em Barueri, para formatar sua competição.


Texto Anterior: Régis Andaku: A guerra vence o tênis
Próximo Texto: Amistoso: Seleção masculina perde da dos EUA por somente quatro pontos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.