São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
O técnico espera mais atenção nas finalizações hoje contra o América
Candinho reclama da má pontaria do ataque da Lusa

da Reportagem Local

O técnico Candinho tentou se eximir da responsabilidade pelo que considera o maior defeito da Lusa nos três primeiros jogos do Brasileiro: a quantidade excessiva de gols perdidos.
Para o treinador da Lusa, que hoje enfrenta o América-RN, em Natal, às 17h, disputando sua quarta partida pelo Brasileiro-98, se os jogadores estão pecando nas finalizações não é culpa sua, já que "treino é o que não falta".
Candinho acha que, com o passar do tempo, mas não necessariamente hoje em Natal, as coisas começarão a se ajustar. "Todos os dias, após o treinamento normal, os atacantes treinam finalizações após bolas cruzadas ou passadas. São horas e horas durante a semana. É claro que a qualquer momento eles começarão a acertar."
Mas, apesar da reclamação com a pontaria dos atacantes da Lusa, Candinho diz que está satisfeito com o desempenho do time até aqui no Brasileiro. "Mais do que os resultados, o que me deixa tranquilo é que o time vem jogando bem. Estamos criando chances. Assim que elas começarem a ser mais bem aproveitadas, teremos gols em maior quantidade."
Dos três primeiros jogos no campeonato, a Lusa venceu dois, o América-MG, na estréia, no Canindé, e o Paraná, em Curitiba. Na rodada do meio de semana, no entanto, tropeçou, cedendo o empate no segundo tempo para o Coritiba, quando atuava em casa.
Para Candinho, o fato de o time só ter empatado contra o Coritiba no Canindé não chega a complicar, porque a Lusa vinha de vitória fora de casa. "Uma coisa compensa a outra", disse o treinador, que quer empatar os jogos que disputar fora de casa e os clássicos regionais, vencendo sempre que atuar em seus domínios.
"Até agora conseguimos o desejado. Foram dois jogos em casa e um fora e sete pontos conquistados", declarou, mostrando que um empate em Natal estará longe de ser considerado um mau resultado para os paulistas.
Em relação ao time para o jogo de hoje, o único desfalque da Lusa será Alex, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Coritiba.
"Pecado capital'
Se o técnico da Lusa tem lamentado as chances de gol perdidas por seus atacantes, no América-RN o treinador Arturzinho também reconhece falhas de seu time.
Só que a postura de Arturzinho é diferente da de Candinho, porque o técnico do América acha que ele próprio é o responsável pelas falhas que sua equipe cometeu na apresentação do último fim-de-semana, quando empatou com o América-MG por 2 a 2.
Nos dois últimos jogos realizados, o time marcou quatro gols, mas acabou sofrendo cinco.
"Isso é um pouco o resultado da minha filosofia", diz Arturzinho. "Eu gosto de atacar e, assim, o time se arrisca mais."
Apesar de reconhecer que o América-RN está jogando perigosamente, em nenhum momento seu treinador afirmou que o time irá mudar de postura, passando a se preocupar mais com a defesa.
"Só precisamos alcançar uma maior compactação entre ataque e defesa", afirmou.
Tentar buscar o equilíbrio entre defesa e ataque no jogo de hoje é, portanto, o objetivo de Arturzinho, que substituiu o técnico Eduardo Amorim, demitido após o primeiro insucesso do América contra a Lusa.
Para o treinador americano, com a equipe de Natal somando apenas um ponto após três partidas, a ordem é vencer ou vencer. "Está na hora de começar a fazer pontos", ponderou.
O zagueiro Mota, que está machucado, deverá lugar a Paulo Roberto ou Ronaldo. Já o volante Montanha, que está suspenso, será substituído por Moisés.


Colaborou a Agência Folha, em Natal


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.