UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Esteróide pode ser produzido pelo organismo

DA REPORTAGEM LOCAL

A maioria dos esteróides anabólicos só aparece no organismo humano após ingestão de drogas. Porém há algumas exceções, de substâncias produzidas pelo corpo humano.
Atenta ao problema, neste ano a Wada, pela primeira vez, separou os esteróides em dois grupos: exógenos e endógenos.
Os esteróides "naturais" são: androstenodiol, androstenodiona, dehidroepiandrosterona, dihidrotestosterona e testosterona. "A nandrolona, em pequenas quantidades, também é produzida pelo organismo", disse Jari Cardoso, do Ladetec, laboratório especializado em exames antidoping.
Para detectar se um esteróide, como a testosterona, foi produzido ou não pelo atleta, há duas opções: análise indireta e direta. Na primeira, o competidor passa por várias coletas. Se a substância é natural, não haverá grande alteração de nível nos resultados.
Há outro método mais moderno: uma análise da taxa de carbono-12 e carbono-13 presente no colesterol e no hormônio masculino pode dizer se a substância é natural. O colesterol é precursor da maioria dos hormônios sexuais, como a testosterona. Por isso, a proporção de carbono-12 e carbono-13 das duas substâncias tem que ser semelhante. (ALF E GR)


Texto Anterior: Doping: COI abre brecha para defesa de flagrados
Próximo Texto: Automobilismo: Ecclestone diz querer Raikkonen campeão e Villeneuve empregado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.