São Paulo, sábado, 09 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo se empolga com o improvável

SÉRIE A
Mesmo vencendo todos os jogos, vaga na Libertadores é difícil


RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

De novo, um resultado positivo transforma o ambiente do São Paulo e resgata o otimismo para o futuro.
O triunfo sobre o Vitória, na estreia do técnico Paulo César Carpegiani, devolveu o sorriso ao rosto dos atletas, que andavam carrancudos.
Mais do que isso, restaurou outra vez o discurso de que a classificação para a Taça Libertadores é possível.
Carpegiani declarou nos últimos dias que a vaga ainda está distante. Mas afirmou também que uma vitória sobre o lanterna Prudente, hoje, modifica essa situação.
O time do Morumbi entra na 29ª rodada do Brasileiro com desvantagem de 11 pontos para o Corinthians, que seria o último classificado. Porém seu arquirrival tem uma partida a menos.
Comissão técnica e jogadores têm afirmado que, se o São Paulo vencer as dez partidas que tem pela frente, a classificação deve ser conquistada. Mas há boas chances de a improvável série de triunfos ser insuficiente.
O máximo de pontos que a equipe de Carpegiani pode atingir no campeonato é 68, o que representaria um aproveitamento de 59,64%. Os três membros da zona da Libertadores têm hoje desempenhos superiores a esse.
"Temos a ambição de ganhar todos os jogos. Todas as equipes têm momentos de queda. Pode ser que seja a vez deles", disse o treinador.
De fato, os líderes acumulam tropeços recentes.
O Corinthians (60,49% de aproveitamento) só ganhou dois dos últimos 12 pontos que disputou. O Fluminense (61,90%), apesar de se manter líder, vem de dois tropeços. E o Cruzeiro (60,71%) empatou com o Atlético-PR na penúltima rodada.
"A gente sempre teve uma meta, que foi mudando com o tempo. Agora, é conseguir a Libertadores. Mas quem sabe ainda dá para lutar pelo título?", falou o lateral Jean.
Para conquistar a classificação sem depender de uma queda de rendimento dos adversários, o São Paulo torce para que a Conmebol volte atrás na decisão de cassar a quarta vaga concedida pelo Brasileiro no interclubes.
Hoje, esse lugar extra ficaria com o Atlético-PR. O antigo time de Carpegiani tem cinco pontos a mais do que o São Paulo e um aproveitamento alcançável (51,19%).
A entidade que controla o futebol na América do Sul irá se encontrar para discutir o assunto no próximo dia 18.


Texto Anterior: José Geraldo Couto: Brinquedo inquebrável
Próximo Texto: Ataque vira prioridade com novo treinador
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.