São Paulo, segunda-feira, 09 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI

As disputas

CIDA SANTOS
COLUNISTA DA FOLHA

A Superliga ainda está no começo, mas já está fervendo. No sábado, todos os olhos do vôlei se voltaram para o confronto entre Banespa e Suzano. Além da velha rivalidade, a disputa pelo atacante Giovane está fazendo a temperatura entre os dois times subir mais um pouco.
Mas esse clima acabou não contagiando o jogo, e o Banespa venceu até com tranquilidade. A fórmula para a vitória foi a clássica: um saque poderoso, que minou a recepção do Suzano. Você sabe, quando o saque funciona, o bloqueio também fica mais eficiente. Resultado: vitória do Banespa por 3 sets a 1.
Fora da quadra, a disputa pelo atacante Giovane ainda pode se arrastar por um bom tempo. O Banespa já mandou a inscrição dele para a CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), mas o caso será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva e analisado nesta semana.
O Suzano quer o pagamento da multa de rescisão do contrato para liberar o atleta, já que o jogador tinha compromisso com o clube até o fim desta temporada. Giovane acertou a transferência para o Banespa e conseguiu algo raro para um jogador de vôlei no país: a estabilidade com um contrato de 30 meses.
O certo é que a atitude de Giovane abre um precedente perigoso no vôlei: o de abandonar o clube no meio de um contrato. Isso desestrutura toda a equipe. O Suzano, por exemplo, foi montado em cima da presença de Giovane. Agora, dificilmente vai conseguir um grande jogador para substitui-lo na Superliga.
Além da questão ética, um fato desses também provoca estragos na relação de confiança entre patrocinador e time. Qual patrocinador vai se sentir seguro em investir em uma equipe sabendo que a sua principal estrela pode abandonar o barco a qualquer momento?
O reforço de Giovane, que ainda não tem data para estrear, também mudou um pouco a relação de forças na Superliga. O Suzano, que havia sido campeão paulista com o jogador, perde para o Banespa a condição de mais forte candidato para lutar com o Minas pelo título.
O Banespa passa a ser o time com maior número de jogadores da seleção brasileira, atual campeã mundial. Dos seis que atuam no país, três estão no clube: Giovane, Escadinha e Rodrigão. O Minas tem o levantador Maurício e central Henrique. O levantador Ricardinho joga na Ulbra.
Mas é preciso lembrar que o Suzano tem o levantador Marcelinho e o técnico Ricardo Navajas, que já ganhou muitos títulos sem grandes estrelas. O time também está disputando com o Minas a contratação do oposto Anderson, que atua no Japão e pode reforçar uma dessas equipes na fase final da Superliga.
No feminino, a maior conquista da temporada foi uma tabela com apenas um jogo por semana. Os técnicos têm tempo de preparar o time, e as atletas sofrem um desgaste bem menor, já que em torneios anteriores se chegou a jogar até três partidas por semana.
Já o pequeno número de equipes femininas -só oito disputam a Superliga- mostra que algo não vai bem no vôlei. O mercado está cada vez mais reduzido: falta patrocínio, atletas e técnicos têm poucas opções de clubes. Quantos talentos não devem já ter desistido do esporte por falta de perspectiva de onde jogar?

Peneira

Atenção garotada: quinta-feira, o Centro Olímpico da Prefeitura de São Paulo vai selecionar atletas para seus times de vôlei. Os testes serão feitos em dois horários: às 8h (masculino e feminino) e às 14h (masculino). Só pode participar quem nasceu entre 1986 e 1990 (12 a 16 anos). É preciso levar carteira de identidade e uniforme de treino. Não é necessário fazer inscrição. Basta ir no dia do teste à avenida Ibirapuera, nš 1.315. Informações: 5574-0766, ramal 252.

Italiano

O Ferrara, dos atacantes Giba e Gustavo, voltou a tropeçar na rodada do fim de semana do Campeonato Italiano. O time perdeu, de virada, para o Ancona por 3 sets a 2 (21/25, 23/15, 30/28, 25/19 e 15/ 11). Foi a quinta derrota em nove jogos. Giba foi o maior pontuador da equipe com 23 pontos. Gustavo marcou 12. Já o Modena, ainda desfalcado do brasileiro Dante, venceu o Trentino por 3 sets a 1. O time é vice-líder do torneio com sete vitórias em nove jogos.

E-mail cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: Futebol: Muricy deve ser anunciado hoje no Inter
Próximo Texto: Futebol: Cara de campeão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.