São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE
Mais tradicional emissora no esporte planeja luta de baiano; brasileiros dizem desconhecer informação
TV dos EUA reserva data para Popó

EDUARDO OHATA
da Reportagem Local

A HBO, a mais forte e tradicional rede de TV a cabo a transmitir boxe nos EUA, está reservando data em junho para a estréia do brasileiro Acelino Freitas, o Popó, 24, na programação da emissora.
A informação foi dada pelo norte-americano Lou DiBella, vice-presidente de esportes da HBO, em entrevista telefônica concedida à Folha.
O executivo da rede de TV afirma que está negociando os detalhes da apresentação. Ruy Pontes, empresário do pugilista brasileiro, nega a informação.
O baiano é o campeão dos superpenas pela OMB (Organização Mundial de Boxe), quarta entidade em ordem de importância a controlar o boxe internacional. Popó está invicto em 24 combates, todos definidos por nocaute.
A primeira apresentação do pugilista brasileiro na HBO, provavelmente contra o invicto Angel Vazquez (17 vitórias), seria a luta de fundo de uma nova série de boxe a ser exibida nas tardes de sábado pela emissora nos EUA, segundo informou DiBella.
As primeiras informações a respeito da negociação, no entanto, levantam uma controvérsia, pois dão conta de que o norte-americano Arthur Pelullo ainda seria, legalmente, o promotor dos combates do brasileiro.
Semanas atrás, a equipe do lutador anunciou ter feito acordo com Pelullo, que teria aberto mão dos direitos sobre Popó (leia texto nesta página).
""Estou negociando com Arthur Pelullo e espero assinar dentro de algumas semanas. Sei que Freitas é um grande pegador, assisti teipes de algumas de suas lutas. Ele tem potencial", analisa DiBella.
Há tempos, o pugilista baiano e sua equipe vêm afirmando que a unificação de cinturões é um de seus principais objetivos.
Isso só será possível se Popó assinar com a rede de TV a cabo.
A HBO transmite as apresentações dos campeões da categoria dos superpenas pelo CMB (Conselho Mundial de Boxe) e FIB (Federação Internacional de Boxe), respectivamente, Floyd Mayweather e Diego ""Chico" Corrales.
Outro adversário em potencial frequentemente mencionado por Popó, o britânico Naseem Hamed, melhor peso-pena (categoria imediatamente inferior à de Popó) da atualidade e campeão pela OMB, também tem seus combates exibidos pela HBO.
DiBella dá mostras de estar animado com a possibilidade de promover um torneio unificatório envolvendo Popó, apesar de afirmar que isso não acontecerá de imediato caso o pugilista baiano de fato assine com a emissora.
""Adoraria que isso acontecesse. Mas Freitas ainda é um desconhecido nos EUA. Ele teria de fazer algumas lutas televisionadas para conquistar seu espaço junto ao público, para que combates com outros campeões se tornem economicamente viáveis."
O próximo combate de Popó será em São Paulo ou no Rio.


Texto Anterior: Futebol - Soninha: Edmundo é show!
Próximo Texto: Executivo pede rivais 'de nível'
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.