UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos goleia de novo e lidera festa que toma conta do torneio fora da capital; após derrota corintiana e empate são-paulino, descenso espreita "Trio-de-Ferro

Paulista, não Paulistano

DA REPORTAGEM LOCAL

O Campeonato Paulista se mostra até agora nada paulistano.
Todos os clubes da capital que integram a elite do futebol no Estado estão ameaçados de jogar o ""Torneio da Morte" que definirá os rebaixados à Série A-2.
Ontem, Corinthians e São Paulo tiveram tropeços diante de suas torcidas contra São Caetano e Portuguesa Santista (0 a 3 e 1 a 1), respectivamente, e ficaram em situação delicada em seus grupos.
Palmeiras e Lusa venceram fora de casa anteontem (2 a 0 no Guarani, em Campinas, e 2 a 1 no União São João, em Araras), mas seguem em posição desconfortável em suas chaves. O Juventus, como já era esperado, faz campanha sofrível e colheu ontem sua quarta derrota em quatro jogos (1 a 2 para o Santo André, no ABC).
Apenas os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros avançam às quartas-de-final do Paulista. Quando faltam só três rodadas para o término da fase de classificação do torneio, União Barbarense, Santos e América lideram as chaves A, B e C, respectivamente.
Guarani, São Caetano e São Paulo são os vices, mas o clube do Morumbi, por aproveitamento de pontos, é apenas o quarto da chave -Portuguesa Santista e Santo André têm os mesmos sete pontos do São Paulo, mas disputaram um jogo a menos que o badalado time de Kaká e Ricardinho.
Corinthians e Palmeiras estão em terceiro lugar em seus grupos, mas, além da irregularidade apresentada por seus times neste ano, terão duros compromissos para garantir vaga. O time de Geninho, que folga no meio de semana, pega o líder América em São José do Rio Preto no domingo.
Já a equipe de Jair Picerni, ainda ressentida pelo rebaixamento no Brasileiro, terá dois jogos fora de casa: Ponte Preta e Rio Branco. O único compromisso em casa é quinta-feira, contra o Ituano, o atual campeão paulista.
Desde os anos 60, quando o Santos de Pelé viveu o seu auge, a capital não fica dois anos seguidos sem o título do Estadual.
A equipe da Vila Belmiro, aliás, pode garantir antecipadamente sua classificação na quarta-feira, quando faz um renovado clássico com a Portuguesa Santista.
Ontem, o campeão brasileiro goleou por 5 a 1 em grande estilo a Inter de Limeira. No sábado, na Vila Belmiro, a equipe de Leão poderá despachar o São Paulo prematuramente para o rebolo.
A chance de um grande cair é pequena, mas a chance de o ""Torneio da Morte" ser quase um ""Torneio Metropolitano" é boa.



Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Futebol: São Paulo desperdiça dois pênaltis, empata e é vaiado
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.