São Paulo, sexta-feira, 10 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro garante vaga nas quartas-de-final do Torneio de Bogotá ao bater o argentino Sebastian Prieto
Kuerten obtém 11ª vitória consecutiva

da Reportagem Local

O brasileiro Gustavo Kuerten obteve uma vaga nas quartas-de-final do Torneio de Bogotá, Colômbia, ao eliminar o argentino Sebastian Prieto por 2 sets a 0 (6/3 e 7/5). Foi sua 11ª vitória consecutiva -na semana passada, foi campeão em simples e duplas do Torneio de Santiago, Chile.
Em 1997, Kuerten ficou 14 jogos sem perder entre simples e duplas -foi campeão individual de Roland Garros e vice em Bologna (Itália), além de ser campeão de duplas no torneio italiano.
Kuerten poderia ter tido mais uma vitória em sua série invicta naquela oportunidade, porém a final de duplas em Bologna foi disputada depois da decisão da chave individual.
Kuerten volta a jogar hoje, às 20h30 (horário de Brasília). O adversário na disputa por uma vaga na semifinal é o alemão Markus Hantschk, que ontem eliminou o argentino Hernán Gumy por 2 sets a 1 (6/3, 2/6 e 7/6).
A partida de ontem do brasileiro, inicialmente marcada para as 16h (horário de Brasília), teve seu início retardado devido a fortes chuvas em Bogotá.
Kuerten e Hantschk nunca se enfrentaram antes. Neste ano, o alemão tem até agora nove vitórias e seis derrotas (aproveitamento de 60%) -seu melhor resultado foi a final no Torneio de Chennai (Índia).
Atualmente, ele ocupa a 37ª colocação no novo ranking da ATP, que leva em conta apenas os resultados obtidos no ano, com 39 pontos.
Hantschk nunca venceu um título de simples ou duplas, no circuito ATP Tour, em sua carreira.
Com o título conquistado na semana passada, Kuerten pulou da 148ª para a 33ª posição no ranking mundial. Na temporada 2000, em simples, o brasileiro tem aproveitamento de 66,3% (sete vitórias e quatro derrotas).

Treinamento
As vitórias nos torneios sul-americanos disputados no saibro até podem ter devolvido a confiança a Gustavo Kuerten, mas podem à médio prazo acabar prejudicando o desempenho do brasileiro nas competições mais importantes da ATP.
Por causa dos Torneios de Santiago e Bogotá, Kuerten adiou sua viagem para os EUA, onde na próxima semana começa o Torneio de Indian Wells, a primeira competição do ano no circuito Masters Series, que só perde em importância para os quatro Grand Slams (Torneio de Wimbledon e os Abertos da Austrália, da França e dos EUA). Depois de Indian Wells, será a vez da disputa do Masters Series de Miami.
As competições norte-americanas são disputadas em condições totalmente opostas aos torneios da América do Sul.
Enquanto o piso em Santiago e em Bogotá é o saibro (lento), a superfície utilizada nos torneios nos EUA tem base asfáltica, que deixa o jogo mais rápido.
Por causa disso, a maioria dos tenistas de elite -que são obrigados a participar de todos os Masters Series e os Grand Slams- está nos EUA disputando torneios preparatórios.
Em Scottsdale, que tem premiação similar ao Torneio de Bogotá (US$ 375 mil), por exemplo, estão jogando as principais estrelas do circuito -Andre Agassi, Pete Sampras, Patrick Rafter, Marcelo Ríos e até o brasileiro Fernando Meligeni.
Antes de iniciar a disputa no Torneio de Bogotá, Kuerten afirmou que a competição colombiana serviria apenas como ""relaxamento". "Tenho que ser realista em relação a minhas possibilidades na Colômbia. Vou chegar a Bogotá sem muito tempo de adaptação", afirmou Kuerten.


Texto Anterior: Retorno de Rodman dura apenas 12 jogos
Próximo Texto: Meligeni treina na Califórnia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.