UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo vence e vai com vantagem à decisão contra o Corinthians, o clássico que, em apenas duas décadas, tornou-se o principal do Estadual

Paulista verá a sua final mais paulista

DA REPORTAGEM LOCAL

Corinthians, que despachou o Palmeiras, e São Paulo, que fez o mesmo ontem com a Portuguesa Santista, irão decidir o título do Campeonato Paulista-2003 em uma série que vai fazer história.
Pela sexta vez na competição, os dois clubes, rivais ferrenhos de sempre nos gramados e nos bastidores da bola nos últimos anos, vão fazer uma final do Estadual. Nenhum outro confronto indicou o campeão paulista tantas vezes.
Contabilizando apenas as edições com finais puras, e não jogos decisivos de versões com pontos corridos, três duelos lideravam, até agora, com cinco oportunidades cada um, o ranking de decisões do Paulista -além de Corinthians x São Paulo, Corinthians x Palmeiras e Santos x São Paulo.
A agora decisão recordista do mais tradicional Estadual do país foi construída em pouco tempo. Até 1982, corintianos e são-paulinos, que também já decidiram o título de um Brasileiro e do Rio-SP do ano passado, nunca haviam se cruzado em uma final. De lá para cá, só não aprofundaram a rivalidade como passaram a exercer grande domínio no torneio.
Das últimas 21 edições do Paulista, 14 acabaram nas mãos da dupla -foram sete títulos do Corinthians e sete do São Paulo.
Assim, deixaram o Palmeiras, maior campeão e mais produtivo time do certame até o início dos anos 80, para trás.
Antes da primeira final entre os outros dois integrantes do "Trio de Ferro", o Palmeiras tinha 18 títulos estaduais e média de uma conquista a cada 3,7 anos, marcas recordes na época.
Hoje, o time com mais títulos é o Corinthians (24). Na produtividade, o São Paulo tomou a dianteira -foi campeão paulista a cada 3,5 participações.
Na sexta final entre os duelistas, o São Paulo leva a preciosa vantagem do empate, segundo a federação paulista. Isso graças à suada vitória de ontem, por 1 a 0, diante da Portuguesa Santista.
As finais acontecem nos próximos dois fins de semana. Inicialmente marcados para domingo, podem ser no sábado, como desejam Corinthians, por causa da Libertadores, e SBT, emissora de televisão preferida da federação.



Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Apático, São Paulo obtém vitória, vaga e vantagem
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.