UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Texto não traz o critério que, segundo divulgou a federação, concede ao São Paulo o direito de jogar pelo empate

Regulamento ameaça bagunçar decisão

DO "AGORA"

Amparada por uma falha de redação do regulamento do Estadual, a direção do Corinthians estuda interpelar hoje a Federação Paulista para que o clube, e não o São Paulo, tenha o direito de jogar pelo empate na decisão.
Disponível na página da FPF na internet (www.fpf.org.br), o regulamento não cita que, definido o empate em pontos ganhos ao longo da competição, a vantagem seria do finalista de melhor saldo de gols e gols marcados em todo o torneio -contrariando o critério anunciado pela entidade máxima do futebol paulista durante toda a semana passada.
O texto reza que, em caso de empate em pontos nas duas partidas da decisão, prevalecem o saldo de gols e os gols marcados nessa fase (o mata-mata). Caso seja mantida a igualdade, valem os pontos ganhos em todo o Paulista (incluindo a fase de classificação). E, a persistir o impasse, o absurdo: os cartões vermelhos e amarelos acumulados no torneio.
Embora os rankings da indisciplina não sejam divulgados pela FPF, o Corinthians acumulou duas expulsões, contra três do adversário (e ganha também nos amarelos, por 14 x 20).
Tamanha confusão dividiu até a cúpula corintiana ontem.
O gerente Edvar Simões afirmou que o Corinthians vai lutar na federação até o fim para que o regulamento não seja rasgado.
"Vamos deixar essa questão dos cartões de lado", disse o vice-presidente de futebol Roque Citadini.
A diretoria do Corinthians pelo menos está certa de que tentará alterar a data do segundo jogo da final, marcado para o domingo 23 de março. O clube deve enviar hoje um ofício à FPF solicitando a antecipação em um dia.
"Teremos um jogo contra o Cruz Azul, pela Taça Libertadores, no dia 26, na Cidade do México, e é um longa viagem", justificou o vice-presidente de futebol do clube.
É a segunda vez que o time pede uma mudança de data no Paulista por causa da Libertadores.
O segundo jogo da semifinal do Estadual, contra o Palmeiras, foi antecipado de domingo para sábado em razão do compromisso do time amanhã, contra o The Strongest, no Pacaembu, pelo interclubes continental.
A proposta corintiana conta com a simpatia do SBT, emissora que não gostaria de ver arranhada a grade de sua tarde dominical, ancorada pelo programa de Gugu Liberato. Até agora no campeonato, inaugurando uma pinimba com o seu parceiro histórico, a FPF prestigiou sempre que pôde a adversária da Globo.


Colaborou a Reportagem Local


Texto Anterior: Ordem é "esquecer" o Corinthians
Próximo Texto: Máquina russa dá fôlego aos atletas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.