UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro estréia contra Ivanisevic em Indian Wells

Guga busca ritmo, mas enfrenta rival especialista em saque-voleio

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de praticamente todos os seus torneios, Gustavo Kuerten diz que uma de suas preocupações principais é pegar ritmo.
Após uma semana só de treinos, Guga enfrenta na estréia do Masters Series de Indian Wells, provavelmente amanhã, um adversário que, segundo ele próprio, não dá muitas chances para isso.
O croata Goran Ivanisevic baseia seu jogo no saque potente e no voleio e, por isso, não troca muitas bolas com o adversário.
A quadra dura, superfície do primeiro Masters Series da temporada, dificulta ainda mais a missão de Kuerten, já que é rápida e beneficia os grandes sacadores.
Os dois últimos torneios do brasileiro, Buenos Aires e Acapulco, foram em quadra de saibro.
Ele não joga em uma superfície rápida desde a derrota para o sueco Jonas Bjorkman, no dia 9 de fevereiro, pelo confronto da Copa Davis, disputado no carpete.
Será o terceiro torneio de Guga em quadra dura em 2003. Em janeiro, ele foi campeão em Auckland e não quebrou o tabu de nunca ter passado da segunda rodada do Aberto da Austrália.
O brasileiro, em busca de uma melhor adaptação, treina na Califórnia desde quinta. "Começamos a treinar direto e vamos seguir assim durante todo o torneio", afirmou Kuerten.
Se as circunstâncias parecem contrárias ao brasileiro, seu retrospecto contra Ivanisevic é bem favorável. Em sete confrontos com o croata, saiu vitorioso em cinco (quatro em quadra dura).
Além disso, Ivanisevic, 31, vem enfrentando muitos problemas de ordem médica.
Campeão em Wimbledon-2001, após três finais, Ivanisevic ocupa atualmente somente a 680ª colocação no ranking, mas entrou direto na chave principal por estar com uma proteção da ATP.
Em maio de 2002, o croata foi submetido a uma operação no ombro esquerdo e só voltou às quadras nesta temporada.
Ele não passou da segunda rodada de um challenger (torneio menor) na Alemanha e precisou se retirar na estréia do Torneio de Dubai, no mês passado, sentindo dores no joelho direito.
Kuerten tenta aproveitar os problemas do adversário para deslanchar no ranking.
O brasileiro, 24º na última listagem, não tem pontos a defender nesta semana. Como se recuperava da cirurgia no quadril, ele não jogou em Indian Wells em 2002.


NA TV - Masters Series de Indian Wells, ao vivo, às 17h30, na Sportv


Texto Anterior: Doping: Código elimina tratamento privilegiado
Próximo Texto: Brasileiro tem sorte, mas chave dura
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.