São Paulo, quinta-feira, 10 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Irmão de campeão do mundo, Rafael Camilo troca quimono por raquete

FERNANDO ITOKAZU
ENVIADO ESPECIAL A SOROCABA

Ele é a cara de Tiago Camilo, campeão e melhor judoca do último Mundial, em 2007, no Rio. A constituição física também é parecida: ambos têm 1,80 m, mas, enquanto o judoca precisa ficar abaixo de 81 kg para atuar em sua categoria, ele chega a 82 ou 83 kg.
Mas, ao contrário do irmão, Rafael Camilo, 18, não seguiu carreira nos tatames e preferiu as quadras de tênis.
A carreira de Tiago é muito mais brilhante, mas Rafael foi chamado pela primeira vez para treinar com a equipe brasileira da Copa Davis, que a partir de sexta enfrenta a Colômbia em Sorocaba (SP).
Ao optar pelas quadras de tênis, ele rompeu com uma tradição familiar, iniciada com o irmão mais velho, Luiz Francisco Camilo Júnior.
A cidade da família Camilo, Bastos (interior de São Paulo), é tradicional celeiro de judocas. Tendo só o judô e o beisebol como opções esportivas, os dois primeiros filhos Luiz Francisco Camilo e Maria Cristina de Oliveira vestiram quimono. Rafael parecia seguir o mesmo rumo -foi judoca dos seis aos oito anos.
Em 97, Gustavo Kuerten é campeão de Roland Garros pela primeira vez, e os irmãos de Rafael, que já moravam em São Paulo para treinar, iam visitar a família nos finais de semana. Juntos, os irmãos jogavam tênis no clube. "Eu ficava enchendo o saco que queria jogar", afirma Rafael.
O pai impôs uma condição: se quisesse jogar, teria que fazer aula. Em uma quadra poliesportiva, Rafael começou a bater bola e abandonou o quimono e a faixa amarela.
"Meus irmãos ainda brincam de jogar tênis, mas aos 11 anos eu já ganhava dos dois."
A onda Guga acabou afastando Rafael dos tatames, mas foi o judô que proporcionou o primeiro contato com o ídolo.
Durante os Jogos de Sydney-2000, nos quais Tiago ganhou prata e Guga caiu nas quartas, judoca e tenista se hospedaram na mesma casa por 15 dias na Vila Olímpica.
No ano seguinte, em torneio-exibição de tênis em São Paulo, Tiago levou o irmão para conhecer o colega de Vila.
O tempo passou, e o atual 834º do ranking reencontrar o ídolo, que chega hoje a Sorocaba para apoiar a equipe.


Texto Anterior: Equilibrada, Superliga dá largada a semifinais
Próximo Texto: Tênis: Davis valerá pontos no ranking em 2009
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.