São Paulo, Quinta-feira, 10 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EVENTO
Concorrem em eleição promovida pelo Unicef 89 esportistas
Favorito, Pelé é único brasileiro na disputa do melhor do século

da Reportagem Local

Foram indicados ontem, na Áustria, os 89 esportistas que vão concorrer, em novembro próximo, ao "World Sports Award of the Century", a eleição dos melhores atletas do século.
A lista foi elaborada por grandes veículos de comunicação de todo o mundo, a convite do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), patrocinador do evento. A Folha é o único representante da América Latina.
Os 89 indicados incluem apenas atletas vivos. As únicas unanimidades foram o ex-jogador de futebol Pelé, o ex-nadador norte-americano Mark Spitz e o ex-pugilista norte-americano Muhammad Ali.
Pelé, inclusive, é o único brasileiro a integrar a lista. O país com maior número de representantes é o EUA, com 27 indicados. Esses nomes serão agora analisados por um júri de 16 pessoas, integrado por dirigentes das principais entidades esportivas do planeta.
Entre os jurados, estarão Joseph Blatter (Fifa, futebol), Juan Antonio Samaranch (Comitê Olímpico Internacional), Max Mosley (FIA, automobilismo) e Primo Nebiolo (Iaaf, atletismo).
No dia 19 de novembro, acontecerá a cerimônia de premiação, em Viena, Áustria, na qual serão anunciados os vencedores em seis categorias (esportes com bola, aquáticos, atletismo, de inverno, a motor e de combate).
Cada uma dessas categorias terá premiação no masculino e no feminino, à exceção dos esportes a motor, que indicarão só um nome.
Se houver consenso entre os membros do júri, poderá ser eleito ainda um único atleta do século. A entrega do prêmio deverá ser televisionada para o mundo todo.


Texto Anterior: Liga tem estréia de "Jordan feminino'
Próximo Texto: Futebol: Roma formaliza proposta por Gamarra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.