São Paulo, quarta-feira, 10 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clube tem como prioridade contratar Romário, a quem deve R$ 10 mi

Novo Fla já repete política fracassada

DA SUCURSAL DO RIO

Enquanto Edmundo Santos Silva anuncia recurso para voltar à presidência e assim prorrogar a crise política do Flamengo, quem restou está prestes a acertar com Romário e assim manter em vigor o estilo de administração que levou o clube ao buraco.
Nem a crise moral e financeira que culminou no impeachment de Santos Silva na madrugada de ontem deve impedir o clube de realizar o seu antigo sonho de novamente contar com o atacante.
Segundo dirigentes flamenguistas, as negociações já começaram. Romário, que ontem treinou na praia, disse durante entrevista coletiva que restam alguns acertos, mas não seriam financeiros, das conversas iniciadas no domingo.
O astro visto como solução é parte dos problemas. Segundo o vice-presidente de futebol do Flamengo, Walter Oaquim, a dívida só com o jogador, contraída em sua passagem pelo time, é de R$ 10 milhões. A negociação desse valor pode viabilizar o retorno.
""Se houver possibilidade de fazermos dois contratos, um para o acerto da dívida que temos e outro para que ele jogue futebol, o Romário virá", disse Gilberto Cardoso Filho, o atual presidente.
O atacante voltaria à equipe que defendeu de 1995 a 1999, quando simbolizou ao lado de outros craques caros, como Edmundo, um Flamengo gastador.
Também por conta de gastos inexplicados é que Edmundo Santos Silva foi cassado pelo Conselho Deliberativo. Desde sua posse, em janeiro de 99, colecionou acusações de improbidade administrativa, apropriação indébita, evasão de divisas, sonegação fiscal e falso testemunho.
Ontem, o ex-presidente afirmou que recorrerá para voltar ao clube e conduzir o próximo processo eleitoral do Flamengo, mesmo sabendo que não terá sustentação para se manter.
Santos Silva ainda não havia decidido se entraria na Justiça comum ou apenas na Comissão de Justiça do Flamengo.
Ele passou o dia de ontem no clube conversando com assessores e arrumando seus pertences. À tarde, o até anteontem presidente do Conselho Deliberativo, Gilberto Cardoso Filho, que assumiu a presidência do clube, anunciou as primeiras mudanças.
Segundo Cardoso Filho, ainda serão necessários alguns dias para que ele tome conhecimento dos problemas administrativos do clube. ""Devo ficar à frente do Flamengo entre 60 e 90 dias. Por enquanto, está decidido apenas que o vice-presidente de futebol, Walter Oaquim, permanece no cargo, assim como a comissão técnica."
O novo presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Antero, disse que, se receber o recurso de Santos Silva, o encaminhará à Comissão Permanente de Recursos Jurídicos do Conselho Deliberativo. ""Ainda há problemas para definir se o quórum necessário nessa reunião é o mesmo que o cassou, mas acho coerente que seja."
No final da tarde, o ex-presidente ainda não havia recebido a ata da reunião de anteontem à noite com a determinação de seu impeachment. Ele aguardava, às 19h de ontem, o recebimento do documento para que seu advogado, Fernando Maia, elabore o recurso e assim decida como agir.
Uma das principais mudanças no clube durante a permanência de Cardoso Filho na presidência será a aprovação do novo estatuto do Flamengo. ""As propostas já estão fechadas. Estamos só alinhavando o projeto final que vai permitir que o clube se torne sociedade anônima", disse o presidente.
O ex-presidente acha que essa mudança será para melhor. Santos Silva, em seu último conselho, disse que o Flamengo deve se tornar uma empresa "para que possa gerenciar a marca e o futebol da melhor forma possível".
O ex-vice-presidente Júlio Lopes foi empossado e renunciou ao cargo de presidente na madrugada de ontem.
Lopes, que conseguiu tomar posse, antes de renunciar, graças a uma liminar, havia sido cassado na quinta-feira, acusado de usar o Flamengo para fazer propaganda de sua candidatura a deputado federal. ""Só queria provar que foi um conluio contra mim e tinha razões pessoais para levar a liminar que suspendia a decisão tomada pelo Conselho Administrativo." (TALITA FIGUEIREDO)


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.