São Paulo, sábado, 10 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confusão tática move Corinthians

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Volante na zaga, meia na lateral, jogador que começa a partida numa posição e termina na outra. É assim, fora de ordem, que o Corinthians tenta a sua segunda vitória seguida no Brasileiro, contra o Paraná, às 18h, no Pacaembu.
A seqüência, inédita para o clube no Nacional-04, evitaria o risco de a equipe voltar à zona de rebaixamento -ocupa a 20ª posição.
Por falta de opções, Tite aposta na política de usar o mesmo atleta em diferentes funções. O volante Wendel entra na zaga, no lugar de Valdson, que está suspenso.
Betão, Rogério, Gil, Renato, agora reserva, Fabinho e Fábio Baiano, meia e atacante, também fazem de tudo um pouco.
"Essas mudanças funcionam porque o Tite deixa a gente sem medo de errar", disse Wendel.
"É um trabalho difícil. Tenho que diagnosticar a virtude dos jogadores em um espaço curto de tempo", afirmou o treinador.
Zagueiro, Betão já jogou na lateral direita e na esquerda. Ele é um dos trunfos do treinador para mudar de esquema tático no meio da partida, como aconteceu contra o Coritiba. O time abandonou o 3-5-2 e adotou o 4-4-2, com Betão na lateral esquerda. A estratégia pode ser repetida hoje.
"Mudei porque o adversário colocou um atacante a mais. Tentei isso contra o Santos, mas o Basílio marcou o gol antes. É um recurso importante porque mudo a forma de atuar do time sem precisar fazer substituições", disse Tite.
O capitão Rogério é um dos mais versáteis. Além de lateral e volante, posição que ocupará hoje, já jogou como armador, função também feita por Fabinho.
Gil também atuou na armação. "Mas fiz a melhor atuação no ataque, minha posição preferida", lembrou o atacante, referindo-se à vitória sobre o Coritiba (2 a 1). Ele marcou um gol e cruzou a bola para Rogério fazer o outro.
Revelado no Parque São Jorge, como Gil, Rosinei não tem a sorte de jogar na sua posição favorita. O meia será escalado de novo como ala-direito na partida de hoje.
Renato é outro meia que mudou de função. Virou lateral-esquerdo e perdeu a posição para Zé Carlos, jogador que substituíra.


NA TV - Sportv, ao vivo, às 18h, menos para São Paulo


Texto Anterior: O personagem: Elogiado, Kahê tem pressão por gols aliviada
Próximo Texto: Marcelo Ramos ganha disputa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.