São Paulo, Sábado, 10 de Julho de 1999
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AUTOMOBILISMO
Plano de conquistar título em 2001 é o principal argumento da empresa para reter brasileiro
Ford faz plano "segura Barrichello"

FÁBIO SEIXAS
enviado especial a Silverstone

Um mês após anunciar a compra da Stewart e iniciar uma nova era na relação entre fábricas e times da F-1, a montadora norte-americana Ford prepara a criação de uma superestrutura para a temporada do ano que vem.
O objetivo é passar a vencer corridas já em 2000 e, em 2001, conquistar o Mundial.
As conversas sobre eventuais reforços para a equipe começaram há duas semanas, na França, e cresceram nos últimos dias, às vésperas do GP da Inglaterra.
A prova, oitava etapa do campeonato, acontece amanhã, a partir da 9h (de Brasília). Hoje, no mesmo horário, com TV, será realizado o treino oficial.
Em primeiro lugar na lista de prioridades da Ford estaria a contratação de uma dupla de pilotos de ponta. Se aceitar a proposta que lhe foi feita no início da semana, o brasileiro Rubens Barrichello seria um deles.
A adoção do discurso de crescimento vem sendo o principal argumento da empresa na tentativa de manter o piloto em 2000.
Três outros pilotos já teriam sido sondados para ocupar a vaga que hoje é de Johhny Herbert. A dispensa do inglês ao fim da temporada já é dada como certa na F-1 -ele teria mais um ano de contrato a cumprir com o time.
O finlandês Mika Hakkinen e o escocês David Coulthad, ambos da McLaren, e o irlandês Eddie Irvine, da Ferrari, seriam os favoritos da direção da Ford.
O alemão Heinz-Harald Frentzen também teria sido sondado. Nesta semana, porém, a equipe Jordan anunciou que o manterá por mais um ano. A antecedência do anúncio pode ser entendida como um indício de que Frentzen estava mesmo na mira da Ford.
Qualquer ação da Ford depende de uma decisão de Barrichello. Ontem, ele disse que "novidades" podem surgir até o GP da Áustria, dia 25. O brasileiro está cético quanto aos planos da Ford.
"Falar não é fazer. A coisa vai melhorar, mas tem que evoluir muito para ser campeão em 2001. Não acho que isso é possível."
Na Europa, comenta-se que a Ford teria um salário anual de US$ 10 milhões à disposição para um piloto de ponta. Neste ano, o contrato de Barrichello é de US$ 3 milhões. A quantia seria tentadora para Coulthard ou Irvine, mas insuficiente para contar com Hakkinen -o finlandês estaria exigindo US$ 15 milhões/ano.
Outra discussão sobre o futuro da Stewart se refere à mudança de nome para o ano que vem. A revista inglesa "Autosport", mais conceituada publicação de F-1 no mundo, já dá como certa a adoção do nome "Jaguar", marca que pertence à montadora dos EUA.
A linha de carros da Jaguar é competidora direta no mercado europeu da BMW, que associou seu nome à Williams, e da Mercedes-Benz, ligada à McLaren.
NA TV - Treino para o GP da Inglaterra, Globo, ao vivo, 9h


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