São Paulo, segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO OHATA (interino) - painelfc.folha@uol.com.br

Copa verde

O comitê organizador da Copa-14 recomenda que os estádios do Mundial sejam certificados pelo Leed, sistema de classificação de edificações por critérios de sustentabilidade da ONG USGreen Building Council. Em comunicado às cidades-sede, na semana passada, o consultor de estádios do comitê, Carlos de la Corte, orientou-as para que a emissão de carbono seja amenizada nas obras por 2014. Segundo o texto, o Brasil seria então o primeiro país a ter toda a estrutura da Copa certificada pela Leed, servindo de exemplo.



Futuro. Ao falar com interlocutores, o presidente Andres Sanchez deixa claro que seu pensamento sobre o Corinthians já está voltado para o próximo ano, muito particularmente à disputa da Libertadores. Planeja fazer contratações para iniciar 2010 bem.

Fórmula. Andres lembra que em sua administração já houve fases como a atual, em que foi preciso dar um passo para trás para dar dois para a frente. Aponta que foram esses passos que possibilitaram títulos para o time.

Coerência. O acerto corintiano com o argentino Riquelme esbarra em problemas financeiros. O cartola corintiano repete exatamente o que disse após receber avalanche de pedidos de aumento salarial após a Copa do Brasil: que não pode fazer loucuras.

Cotado. Na Portuguesa, ganha força o técnico Giba para substituir o treinador interino, Flávio Trevisan.

Histórico. Defensores do retorno do treinador ao Canindé argumentam que foi ele quem revelou os jogadores Leonardo, Celsinho e Diogo. E lembram que o trio de atletas representou, financeiramente, algumas das melhores negociações do clube.

Aposentadoria. No Palmeiras já se discutem meios de manter Marcos ligado ao clube mesmo após o encerramento de sua carreira. Um dos cenários apresentados é o de que possa ocupar o posto de treinador de goleiros do clube do Parque Antarctica.

Cadeira de balanço. Mas, quando se questiona quando Marcos se aposentará, a resposta é que esse momento ainda está longe.

Fim da linha. A negociação de patrocínio entre Palmeiras e Lupo acabou. O acerto entre as partes esbarrou em contratos dos atuais patrocinadores do clube.

Na quadra. Porém a fabricante de meias manterá o patrocínio ao time de basquete do Palmeiras, acertado antes.

Torre de Babel. Interlocutor do presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, diz que ele e o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., há tempos não falam a mesma língua.

Desconforto. A rusga teve início quando Silva Jr. anunciou a ideia da apresentação de carteirinhas para a entrada das torcidas nos estádios. Koff não ficou satisfeito com o fato de os clubes não terem sido consultados primeiro.

Dividida

"Acho que estão dando muita bola para 20 clubes europeus e se esquecendo do resto do mundo"

De MUSTAFÁ CONTURSI, presidente do Sindicato de Clubes de Futebol, ao comentar a possibilidade de o calendário do futebol brasileiro ser adaptado ao europeu

Próximo Texto: São Paulo vence outra e estreia no G4
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.