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Depois das seleções, Nike avança
sobre os grandes clubes europeus
RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL
Os europeus estão vendendo a
maioria de suas mais importantes
camisas para os americanos.
Pela primeira vez, a Nike, multinacional norte-americana que
vem ganhando a cada dia mais espaço no mercado do futebol, ultrapassou a alemã Adidas, tradicional fabricante de camisas parceira da Fifa, em número de sócios na elite do futebol da Europa.
Nesta temporada, 17 times de
ponta no continente vestem Nike.
A Adidas fornece uniforme para
13 equipes, assim como a inglesa
Umbro -na temporada passada,
a liderança ainda era da Adidas.
A Sport+Markt AG, empresa de
marketing européia, fez uma pesquisa sobre patrocínio nas camisas das equipes do continente. O
estudo, que mostrou o crescimento da Nike na região onde se encontra a nata do futebol, concentra-se nos seis torneios nacionais
mais expressivos da Europa.
Na prática, está evidente uma
guerra entre Nike e Adidas pelos
mais renomados clubes do mundo. No que se refere a seleções nacionais, a disputa entre as duas
multinacionais é bastante acirrada desde a Copa de 1998, quando
a França-Adidas bateu o Brasil-Nike -neste ano, o Brasil-Nike
deu o troco na Alemanha-Adidas.
Nike e Adidas estão adotando
diferentes políticas comerciais na
Europa. A primeira está em processo de expansão, procurando
visibilidade pelo grande número
de clubes. Hoje estampa seu logotipo nas camisas de Manchester
United, Barcelona, Inter de Milão,
Arsenal e Valencia, entre outros.
A Adidas tem concentrado mais
seus investimentos, apostando
em clubes de grande projeção, como Real Madrid, Milan, Bayern e
Ajax. A Nike tenta invadir o espaço que pertencia a outras tradicionais empresas -a Juventus vestia
a italiana Lotto, mas já fechou
com a empresa americana.
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