São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Depois das seleções, Nike avança sobre os grandes clubes europeus

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os europeus estão vendendo a maioria de suas mais importantes camisas para os americanos.
Pela primeira vez, a Nike, multinacional norte-americana que vem ganhando a cada dia mais espaço no mercado do futebol, ultrapassou a alemã Adidas, tradicional fabricante de camisas parceira da Fifa, em número de sócios na elite do futebol da Europa.
Nesta temporada, 17 times de ponta no continente vestem Nike. A Adidas fornece uniforme para 13 equipes, assim como a inglesa Umbro -na temporada passada, a liderança ainda era da Adidas.
A Sport+Markt AG, empresa de marketing européia, fez uma pesquisa sobre patrocínio nas camisas das equipes do continente. O estudo, que mostrou o crescimento da Nike na região onde se encontra a nata do futebol, concentra-se nos seis torneios nacionais mais expressivos da Europa.
Na prática, está evidente uma guerra entre Nike e Adidas pelos mais renomados clubes do mundo. No que se refere a seleções nacionais, a disputa entre as duas multinacionais é bastante acirrada desde a Copa de 1998, quando a França-Adidas bateu o Brasil-Nike -neste ano, o Brasil-Nike deu o troco na Alemanha-Adidas.
Nike e Adidas estão adotando diferentes políticas comerciais na Europa. A primeira está em processo de expansão, procurando visibilidade pelo grande número de clubes. Hoje estampa seu logotipo nas camisas de Manchester United, Barcelona, Inter de Milão, Arsenal e Valencia, entre outros.
A Adidas tem concentrado mais seus investimentos, apostando em clubes de grande projeção, como Real Madrid, Milan, Bayern e Ajax. A Nike tenta invadir o espaço que pertencia a outras tradicionais empresas -a Juventus vestia a italiana Lotto, mas já fechou com a empresa americana.



Texto Anterior: Parreira fica irritado com sua equipe
Próximo Texto: Ação - Carlos Sarli: Imprevisível
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.