São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Para Fifa, não há problemas

Segurança de estádios da Copa é questionada

DA REPORTAGEM LOCAL

Quatro estádios da Copa da Alemanha, incluindo o de Berlim, que será palco da final e da estréia do Brasil, têm problemas de segurança. O diagnóstico é da "Stifung Warentest", fundação alemã responsável por testes de produtos e serviços à venda no país.
Os campos da capital alemã, de Leipzig e de Gelsenkirchen pecam nas vias de escoamento do público em caso de emergência.
Segundo um relatório da fundação, divulgado ontem, o problema é que os torcedores não terão acesso ao gramado se houver algum acidente grave.
No caso do estádio de Kaiserslautern, o problema é de combate a incêndios. O campo não tem uma rota que possibilite o trânsito de caminhões de bombeiros em caso de emergências.
"Os resultados são sérios. Muitas conclusões a que chegamos há 20 anos foram esquecidas ou parcialmente ignoradas", declarou Holger Brackemann, chefe da fundação.
Para seu instituto, tragédias, como as mortes de Heysel (Bélgica, em 1985), quando torcedores morreram presos no alambrado por não poderem escapar para o gramado, podem voltar a acontecer durante a Copa.
A Fifa foi ágil e emitiu comunicado oficial atacando o relatório da fundação alemã. "Todo o trabalho de construção foi feito segundo as regulamentações de edificações, mais severas na Alemanha que na maioria dos outros países. O anúncio da Stiftung Warentest dá a falsa impressão de que há sérias deficiências de segurança, que requerem ação imediata", registra a nota oficial.
O documento refuta o argumento da falta de rotas de fuga. Diz que todos os campos têm o sistema de escoamento do público voltado para a área externa do campo, não para seu gramado.
Para a Fifa, a idéia de que a melhor alternativa no caso de emergência é mandar os torcedores ao gramado já está superada.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Futebol: Amoroso frustra São Paulo e tenta fechar com o Milan
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.