São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

novo status

Antes de Beckham, Marta vê o olimpo

Atacante, que vai jogar no mesmo clube do astro inglês nos Estados Unidos, é favorita ao título de melhor do mundo

Camisa 10 da seleção brasileira admite que tem boas chances de ganhar o troféu oferecido pela Fifa pela 3ª vez consecutiva


CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

Em um ano que promete ser de mudanças, o primeiro compromisso profissional de 2009 já se tornou corriqueiro para Marta da Silva, 22, eleita duas vezes a melhor jogadora de futebol do mundo pela Fifa.
A atacante deixou suas férias em Dois Riachos, a 152 quilômetros de Maceió, e embarca hoje para Zurique, na Suíça. Pela quinta vez consecutiva, é finalista do prêmio de melhor do mundo da Fifa. A festa dos vencedores será realizada amanhã.
Se confirmar seu favoritismo, será a terceira vez seguida que a "Pelé de saias", como já foi chamada, levará o troféu.
Marta não nega ser forte candidata. "Em 2006 foi surpreendente, porque nem joguei pela seleção e o prêmio foi pela temporada que eu fiz na Suécia. Agora, já posso dizer que tenho uma história no futebol", disse a atacante à Folha, por e-mail.
Ela elogia suas concorrentes -a brasileira Cristiane (atacante), as alemãs Angerer (goleira) e Prinz (atacante) e a inglesa Smith (meia). "São todas excelentes. Mas fiquei satisfeita com a indicação da Smith. Ela realmente é diferenciada", disse Marta, acrescentando que Daniela Alves e Formiga, suas colegas na seleção, também poderiam estar na lista.
Mas, se 2009 começou rotineiro, o ano promete ser de novidades para Marta.
A maior mudança será geográfica. A camisa 10 da seleção vai trocar o frio sueco pela ensolarada Califórnia, nos Estados Unidos. Após cinco anos defendendo o Umeä, Marta vai jogar no Los Angeles Sol.
O site do clube na internet já incluiu a atacante entre suas jogadoras. Marta será a estrela da WSF, a nova liga profissional feminina de futebol dos EUA, que estreia em abril.
A alagoana atuará como a versão feminina do inglês David Beckham, que, em 2008, também deixou a Europa para jogar nos EUA pelo Los Angeles Galaxy -time "irmão" do Los Angeles Sol.
"É uma mudança que vou encarar como um grande desafio, me faz lembrar quando fui para a Suécia, com 18 anos. É a mesma sensação", disse a atacante sobre sua nova vida. Ela deve assinar o contrato de três anos nos próximos dias.
A outra novidade será suas "férias" da seleção brasileira. Após competições importantes nos últimos dois anos, como o Pan do Rio e a Copa do Mundo, em 2007, e a Olimpíada de Pequim, em 2008, a atacante se dedicará somente ao novo clube, já que a seleção nacional não terá jogos oficiais em 2009.
Livre dos compromissos com a seleção, Marta planeja passar mais tempo com a mãe, que vive em Dois Riachos. Torcedora fanática, também quer acompanhar o Corinthians.
Está empolgada com a contratação de Ronaldo, a quem pode se igualar amanhã, já que o Fenômeno foi três vezes o melhor do mundo. "Até me deu vontade de jogar lá", disse. Quando? "Aí não sei. O que sei é que quero jogar até minhas pernas não aguentarem mais."


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Atacante pode ser recordista de prêmio Fifa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.