São Paulo, Quinta-feira, 11 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro nunca perdeu para Sjeng Schalken, seu adversário nas oitavas-de-final do Torneio de Indian Wells
Kuerten tenta manter tabu hoje nos EUA

da Reportagem Local

Se mantiver o tabu de nunca ter perdido para o holandês Sjeng Schalken em sua carreira, o tenista Gustavo Kuerten avança hoje para as quartas-de-final do Torneio de Indian Wells, nos EUA.
Será o quarto confronto entre o brasileiro, 22 anos e 22º colocado do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), e Schalken, 22 anos e 64º da lista.
Os três primeiros, todos disputados em piso rápido -o mesmo tipo em que acontece o jogo de hoje-, foram vencidos por Kuerten.
A organização do torneio definiria o horário da partida após o fechamento desta edição.
""Sempre ganhei, mas ele vem jogando bem e já ganhou um torneio neste ano (Auckland, na Nova Zelândia). Tenho que tomar cuidado", disse o brasileiro.
O primeiro triunfo aconteceu justamente em Indian Wells, em 97, mas não no mesmo torneio.
Os tenistas jogaram um challenger, evento de importância menor, que antecedeu o Torneio de Indian Wells, que compõe os Super 9 -os eventos mais importantes do calendário profissional, depois dos quatro do Grand Slam (Aberto da Austrália, da França e dos EUA e o Torneio de Wimbledon).
As outras duas vitórias aconteceram também no mesmo ano: no Aberto dos EUA e no Torneio de Moscou, na Rússia.
Se as estatísticas contra o Schalken apontam um certo favoritismo para o brasileiro, o desempenho de Kuerten na atual temporada recomenda precaução.
Nos cinco torneios que disputou em 99 (Adelaide, Sydney, Aberto da Austrália, Dubai e Scottsdale), em quatro oportunidades Kuerten foi derrotado por adversários com ranking inferior ao dele, como é o caso de Schalken.
O brasileiro perdeu para Michael Tebbutt, 122º, em Adelaide; para Marat Safin, 47º, no Aberto da Austrália; para Andrew Ilie, 55º, em Dubai; e para Jerome Golmard, 33º, em Scottsdale.
Nesta temporada, a única derrota de Kuerten para um tenista mais bem ranqueado foi para o ""top ten" Karol Kucera, oitavo do mundo, no Torneio de Sydney.
No atual torneio, Kuerten eliminou dois adversários mais bem ranqueados: o austríaco Thomas Muster (21º), na primeira rodada, e o russo Yevgeny Kafelnikov (2º).
Pela campanha nos EUA, Kuerten já garantiu 103 pontos no ranking mundial. Ele não tem nenhum ponto para defender nesta semana, já que, na temporada passada, foi eliminado do Torneio de Indian Wells logo na estréia, pelo alemão Nicolas Kiefer.
No início da noite de ontem, em parceria com o argentino Pablo Albano, Kuerten enfrentaria o norte-americano Francisco Montana e o sul-africano Grant Stafford, pela primeira rodada da chave de duplas.


Texto Anterior: Ação - Carlos Sarli: Campeão, e coroa
Próximo Texto: Saque é a maior preocupação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.