São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Ex-campeão do mundo Algodão morre no Rio

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu ontem no hospital da Beneficência Portuguesa, no Rio, o ex-jogador da seleção brasileira Zenny de Azevedo, o Algodão. O ex-jogador, que tinha 76 anos, sofria de problemas renais e morreu de falência múltipla dos órgãos.
Algodão foi um dos grandes nomes do basquete brasileiro. Nas décadas de 40 e 50 o jogador defendeu a seleção brasileira e, durante grande parte de sua carreira, o Flamengo, onde conquistou por dez vezes o Estadual do Rio.
Em seu currículo, além dos títulos estaduais, constam o título mundial de 1959, em Santiago (Chile), o primeiro ganho pelo Brasil, e as medalhas de bronze conquistadas nas Olimpíadas de Londres-1948 e Roma-1960.
Em 1999, quando a conquista do Mundial completou 40 anos, Algodão foi premiado com o título de um dos cinco melhores atletas da história do basquete no país, concedido pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete).
Algodão trabalhava dando aulas na faculdade Moacir Bastos e também no complexo esportivo Miécimo da Silva, ambos em Campo Grande, no Rio. Ele seria enterrado na tarde de ontem, no cemitério de Campo Grande.


Texto Anterior: São Caetano: Aíton deve retornar para a Libertadores
Próximo Texto: Futebol: Corinthians vence Inter e supera tabu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.