São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nem CBF sabe sobre arenas da Copa-2014

Tabela do Nacional diz que 5 estádios param em 2010, mas três deles negam

Confederação não consulta sedes do evento antes de marcar jogos e agora diz que não é certo que haverá o fechamento desses locais

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com as obras já atrasadas e o primeiro prazo estourado, a CBF e as cidades-sedes da Copa-2014 não têm falado a mesma língua sobre o possível fechamento de estádios para reformas para jogos do evento.
O desencontro de informações entre os dois lados fica claro na tabela do Brasileiro da Série A. O documento estabelece a inatividade de cinco estádios durante a competição, o que é rechaçado por três deles.
A CBF é taxativa no texto: "Os estádios que sediarão a Copa do Mundo 2014 estarão em obras, a partir de determinado momento, em 2010; tais estádios serão substituídos na presente tabela, tão logo recebamos as informações relativas à data de paralização [sic] e o nome dos estádios substitutos".
A entidade lista Beira-Rio, Morumbi, Castelão, Maracanã e Mineirão como arenas a serem fechadas. Não há menção à Arena da Baixada, outra sede.
Dos cinco citados, só cariocas e mineiros confirmaram que fecharão as portas neste ano.
"Não há previsão de fechamento [agora]. Acredito que haverá incrementos no projeto e, por cautela, devemos fechar no final de 2011 até fevereiro de 2012", declarou o diretor de marketing do São Paulo, Adalberto Baptista, sobre o período para fazer a cobertura e rebaixar o gramado do Morumbi.
A assessoria da Secretaria do Esporte do Ceará informou que o Castelão só irá fechar ao final dos jogos da temporada 2010.
"Nunca houve previsão de fechar [o Beira-Rio]. Vamos fazer as obras por etapas", contou o vice do Internacional Mário Sérgio Martins da Silva.
O governo de Minas Gerais confirmou que o Mineirão deve ser fechado a partir de julho. E o Estado do Rio de Janeiro disse que o Maracanã não deve receber jogos a partir de agosto.
A princípio, o comitê organizador da Copa-2014 exigiu que os estádios ficassem inativos durante as reformas. Depois, recomendou a medida, mas retirou a obrigatoriedade.
Questionada pela Folha, por meio da assessoria da CBF, o diretor de competições, Virgílio Elísio, responsável pela tabela, afirmou que era de domínio público a informação de que os estádios da Copa teriam de passar por reformas e que, uma hora, seriam fechados.
Confrontada com a negativa dos administradores do estádio, a assessoria da confederação explicou que "talvez" os estádios fechassem, segundo posição ouvida de Elísio. E disse que o texto da tabela não dá como certo o fim dos jogos nessas arenas no Nacional-2010.
A CBF não consultou os donos das arenas para fazer sua programação de jogos.
Detalhe: o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, é também o comandante do comitê organizador do Mundial-2014.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Nem Kaká, nem Ronaldinho. Ambos?
Próximo Texto: Pressão: Entidade diz que Morumbi só terá 1º jogo se mudar projeto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.