São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ignorando empate, Lusa joga com Inter

PAULO COBOS
da Reportagem Local

Dirigida por Zagallo, famoso por sua apologia ao empate e pelo futebol de resultados, a Lusa, que hoje enfrenta a Inter, em Limeira, pelo Paulista, é o "grande" do Estado que menos teve jogos terminados empatados na temporada.
Das 20 partidas que o time já fez em 99, apenas duas, ou 10% do total, terminaram sem vencedor.
O Santos, por exemplo, tem um índice de 20% de empates na atual temporada do futebol.
"Não sei como isso é possível, afinal eu sempre jogo na retranca", ironiza o treinador, sobre o baixo número de empates da equipe.
O novo estilo de Zagallo sofreu na quinta-feira passada o maior revés da temporada.
Jogando em Curitiba, pela Copa do Brasil, a Lusa foi goleada pelo Atlético-PR por 5 a 2 e agora precisa vencer no jogo de volta por três gols de diferença para continuar na competição.
"No Paulista, em que interessa o número de pontos, não adianta jogar pelo empate. Mas, em torneios como a Copa do Brasil, você precisa jogar com o regulamento. Empatar ou perder de pouco na casa do adversário é um bom resultado", diz o zagueiro César.
Ao comparar com a Lusa do ano passado, quando era treinada por Candinho, a raridade de empates do time atual, com Zagallo, fica mais evidente.
Nos 51 jogos que fez no Paulista e no Brasileiro do ano passado, o time empatou 16 vezes, o equivalente a 31% do total.
"Hoje, o time vai muito para o ataque, deixando a defesa sem proteção. Não adianta tentar marcar gols de qualquer jeito e deixar a defesa em uma situação difícil", diz César, que volta ao time depois de três jogos de ausência, forçada pela seleção brasileira e por uma contusão no tornozelo.
As palavras do zagueiro têm fundamento nos números defensivos dos últimos jogos da equipe.
Nas últimas três partidas que disputou, o time sofreu 12 gols, com a alta média de quatro por jogo.

Desfalque
Na Inter de Limeira, a principal dúvida na escalação do time é com o goleiro.
Ronaldo, o antigo titular, deixou a equipe na terça-feira, dizendo ter propostas de outros clubes. Ele também teve um desentendimento com os jogadores durante a partida em que a Inter foi derrotada pelo Santos por 6 a 2.
O técnico da Inter, Fito Neves, vai decidir somente hoje quem defenderá o gol no jogo de hoje. Os candidatos à vaga de Ronaldo são Bezerra e Wendell.


Colaborou a Folha Campinas

Texto Anterior: Técnico Leão não quer "bando" dentro de campo
Próximo Texto: Time estréia reforço no ataque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.